Portal Brasil

Agência internacional elogia ações do Brasil em defesa do clima

Em encontro em Brasília, embaixador da Agência Internacional de Energia disse que Brasil tem papel de destaque no esforço pela redução de emissão de gás carbônico


publicado:
17/12/2015 11h00


última modificação:
17/12/2015 17h41

O vice-diretor executivo da Agência Internacional de Energia (Internacional Energy Agency – IEA), embaixador Paul Simons, destacou o papel do Brasil no encontro internacional sobre o clima (COP21) e o seu papel no esforço pela redução de emissão de CO2. O embaixador esteve em Brasília, nesta quarta-feira (16), para apresentar duas publicações sobre setor de energia.

Simons apresentou o World Energy Outlook 2015 na sede do Ministério de Minas e Energia. O documento destaca projeções atualizadas da evolução do sistema energético global para 2040, com foco nas perspectivas dos combustíveis fósseis, das energias renováveis e da eficiência energética.

O Relatório de Médio Prazo do Mercado de Energias Renováveis 2015, apresentado pelo diretor do departamento de Energias Renováveis da IEA, Paolo Frankl, detalhou ações aplicadas e resultados obtidos relacionados à geração de energia limpa no mundo.

O secretário-executivo do Ministério, Luiz Eduardo Barata, lembrou que a Agência Internacional de Energia foi criada na década de 70, em plena crise do petróleo. “Mais recentemente, a pauta das energias renováveis ocupou espaço nos debates e documentos da IEA”, disse. Barata enfatizou que a matriz energética brasileira é cada vez mais renovável, mas que o País é ao mesmo tempo produtor de petróleo. E destacou a parceria com a IEA, que tem interesses alinhados com o Brasil.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Minas e Energia