Portal Brasil

Airbnb apresenta proposta para atrair mais estrangeiros ao Brasil

Durante os Jogos Olímpicos, 85 mil pessoas utilizaram a plataforma online para alugar apartamentos por todo o Rio de Janeiro


por Portal Brasil


publicado:
31/10/2016 20h52


última modificação:
01/11/2016 11h54

O Airbnb, plataforma global de hospedagens online, apresentou ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) proposta de estratégia conjunta para intensificar a vinda de turistas estrangeiros para o País.

Na última quinta-feira (27), em Brasília, a gerente do Airbnb no Brasil, Flávia Matos, e o diretor na América Latina, Bruno Lewicki, se reuniram com o presidente Vinicius Lummertz para avaliar os ganhos para o turismo brasileiro com a atuação conjunta.

Na onda da nova campanha de marketing do Airbnb, que convida o turista não só a viajar, mas a ter experiências autênticas e viver a cidade como um morador local, a iniciativa beneficia tanto os brasileiros e quanto os turistas estrangeiros, explica Lummertz.

O presidente da Embratur lembra que o Airbnb já está com a campanha ‘Viva lá’ por todo o mundo com a ideia de privilegiar a hospitalidade – o que o brasileiro tem de melhor – e a importância das comunidades locais.

“O foco é no destino, excelente estratégia para diversificar as ações de promoção do Brasil no exterior e apresentar as mais variadas opções para experiências incríveis. Isso vale tanto para os brasileiros que querem desbravar o País quanto para estrangeiros que querem viver uma cultura diferente – mesmo que só por uma noite, como enfatiza a campanha”, comenta Lummertz. 

A parceria pretende proporcionar ainda a troca de melhores práticas com a Embratur. A entidade poderá, por exemplo, organizar presstrips (viagem guiadas com jornalistas internacionais) utilizando-se dos espaços disponíveis pelo Airbnb e, também, definir quais são os destinos mais atraentes e para quais mercados a campanha deve ser direcionada. O Airbnb, por sua vez, irá compartilhar sua expertise em marketing digital – um dos focos do planejamento da Embratur para 2017.

“Esta ação conjunta vai resultar na vinda de mais turistas estrangeiros para o Brasil pela força e credibilidade do Airbnb pelo mundo”, avalia Lummertz. Segundo ele, como o foco da campanha é o destino Brasil e as melhores opções para viver o País por completo, será possível expandir segmentos específicos, como negócios, ecoturismo, turismo de aventura, entre outros.

Airbnb na Rio 2016

Parceira oficial dos Jogos Rio 2016, o Airbnb comemorou bons resultados para o turismo brasileiro: 85 mil pessoas utilizaram a plataforma para alugar apartamentos por todo o Rio de Janeiro no período olímpico.

A movimentação econômica ultrapassou os R$ 350 milhões e, segundo dados da empresa, se hospedaram pelo serviço alternativo 50% brasileiros e 50% estrangeiros. No ranking de hóspedes, os brasileiros ficaram em 1º lugar, seguidos pelos americanos e argentinos.

Fonte: portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo