Portal Brasil

América Latina discute desenvolvimento e integração em reunião no Equador

Dilma e presidentes da região participam de encontro da Celac; fim do ciclo das commodities e negociações de paz na Colômbia devem entrar na pauta


por Portal Brasil


publicado:
21/01/2016 21h15


última modificação:
22/01/2016 17h52

A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) se reúne, nesta terça (26) e quarta-feira (27), em Quito, no Equador, para discutir uma agenda comum de desenvolvimento e combate às desigualdades. Entre os temas que devem centralizar os debates estão as dificuldades para o crescimento econômico na região, com o fim do ciclo de valorização das commodities, e as negociações de paz na Colômbia.

O encontro dos presidentes de países da região será o quarto promovido pela comunidade, criada em 2008, após iniciativa do Brasil. A presidenta Dilma Rousseff participará do encontro, conforme agenda divulgada, nesta quinta-feira (21), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). “É fundamental que haja entre os países da América do Sul, Central e do Caribe um foro no qual possamos avançar a pauta comum”, disse o subsecretário-geral do Itamaraty para a região, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita.

Ele ressaltou a relevância do encontro em meio às dificuldades econômicas de parte dos países-membros, com a queda da demanda por commodities na Ásia, especialmente na China. “Esse ciclo aparentemente acabou e é um desafio para os países latino-americanos. Isso gera oportunidades e a percepção clara de que é necessário criar outras fontes de crescimento e dinamismo ao comércio”, observou.