Portal Brasil

Anatel assina termo de direito de exploração de satélites com quatro empresas

A Agência Nacional de Telecomunicações arrecadou R$ 183,75 milhões. Novos satélites serão lançados nos próximos quatro anos


por Portal Brasil


publicado:
03/03/2016 18h11


última modificação:
03/03/2016 18h11

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) assinou nesta quarta-feira (2) os Termos de Direito de Exploração de Satélite Brasileiro com as empresas vencedoras de licitação realizada em maio do ano passado.  A licitação nº 1/2015 ofertou direitos de exploração de satélite brasileiro para transporte de sinais de telecomunicações, utilizando satélites geoestacionários pelo prazo de 15 anos, prorrogável uma única vez, e uso de radiofrequências associadas. 

Com a operação, a Anatel arrecadou R$ 183,75 milhões. No leilão, o ágio (valor pago acima do preço mínimo) médio foi de 69,55%. O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vitor Elisio Goes de Oliveira Menezes, e os representantes de cada uma das empresas vencedoras assinaram os termos.  Participaram da reunião as empresas Telesat Brasil Capacidade de Satélites Ltda, Yah Telecomunicações Ltda e Hispamar Satélites S.A.

Os novos satélites serão lançados nos próximos quatro anos, expandido a oferta para o provimento de Direct to Home (DTH) e banda larga por satélite em todo o território brasileiro.

As proponentes vencedoras das 1ª, 2ª e 3ª etapas pagaram o valor total antes da assinatura do termo. Apenas a Hispamar optou por parcelar o pagamento, tendo realizado o pagamento correspondente a 10% do valor por ela ofertado, conforme previsto no edital.

Fonte: Anatel