Portal Brasil

Ancine apoia participação de filmes brasileiros em festivais internacionais

Por meio de um programa de apoio, a agência auxiliou dez obras audiovisuais e um projeto, selecionados para sete festivais internacionais


por Portal Brasil


publicado:
11/10/2016 18h11


última modificação:
11/10/2016 18h11

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) apoia, este mês, a participação de dez obras audiovisuais e um projeto brasileiro selecionados para sete festivais internacionais. A ajuda vem do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais.

O programa concede auxílios diversos dependendo da classificação de cada evento: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; C – envio de cópia.

O subsídio é destinado a diversos projetos audiovisuais convidados para 35 laboratórios ou workshops no exterior e a filmes oficialmente convidados para 95 festivais internacionais. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa.

Projeto e filmes contemplados

  • Festival de Cinema de Londres

Na 60ª edição do BFI – Festival de Cinema de Londres, que acontece entre os dias 5 e 16 de outubro, a Ancine concedeu apoio aos filmes “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil”, de Marcos Del Fiol, e “A Moça que Dançou Com o Diabo”, de João Paulo Miranda Maria.

As obras concorrem nas categorias Documentário e Curta-metragem, respectivamente. Além destes, outros quatro filmes brasileiros estarão participando do evento. Confira a lista completa de filmes do evento.

 

  • Festival de Cinema Fantástico

Na 49ª edição do Sitges – Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, que ocorrerá entre os dias 7 e 16 de outubro, o filme “Cabrito”, de Luciano de Azevedo, na competição de oficial de curtas fantásticos do evento, foi contemplado pelo programa da Ancine. Confira a lista completados filmes que serão exibidos no festival.

 

Na 11ª edição do DocsMX (antigo DocsDF), que acontece na Cidade do México, entre os dias 13 e 22 de outubro, o Programa da Ancine apoia o filme “Quem Matou Eloá? ”, de Lívia Perez, que concorre na categoria Doctubre MX.

Além deste, outros 6 filmes com produção brasileira estão na programação do evento. Confira aqui a programação completa do festival.

 

Na 23ª edição do FicValdivia, de 10 a 16 de outubro, no Chile, a Ancine contemplou o filme “O Vôo”, de Manoela Ziggiatti. O filme disputa os prêmios na Competitição Internacional de Curtas-Metragens.

O Brasil é representado também pelo filme “A Casa Cinza e as Montanhas Verdes”, de Deborah Viegas, na mesma categoria.

 

Na 52ª edição do Festival Internacional de Cinema de Chicago, que ocorre entre os dias 13 e 27 de outubro, a Ancine concedeu apoio ao curta “Delírio é a Redenção dos Aflitos”, de Felipe Fernandes, na sessão “They Can’t Go Home Again” e ao longa “Elis”, de Hugo Prata, programado para a sessão Spotlight: Musicals!

O evento conta ainda com a participação de “A Cidade Onde Envelheço”, de Marilia Rocha, na Competição New Directors.

 

Na 59ª edição do Dok Leipzig, que vai do dia 31 de outubro ao dia 6 de novembro, o apoio da Ancine contemplou os filmes “Tango”, de Francisco Gusso e Pedro Giongo, e “A Terceira Margem”, de Fabian Remy.

Os filmes concorrerão na competição internacional de curtas e na competição Next Masters, respectivamente. O evento conta ainda com a participação do filme “Rogério Duarte, o Tropikaoslista”, de José Walter Lima.

O Dok Leipzig também promove, entre as suas atividades, um encontro de coprodução, para o qual o projeto “5 casas”, de Bruno Goularte Barreto, segue com o apoio do Programa da Ancine.

 

Finalizando a lista, na 33ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago, a Ancine contemplou o filme “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo.

O evento contará também com a participação de outros quatro filmes brasileiros. Confira a programação completa aqui.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Ancine