Portal Brasil

Angra dos Reis recebe sistema de monitoramento de desastres

A cidade do litoral fluminense é o sexto município brasileiro a receber os equipamentos do Cemaden


por Portal Brasil


publicado:
01/03/2016 19h44


última modificação:
03/03/2016 11h50

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) instala nesta semana em Angra dos Reis (RJ) sensores geotécnicos para acompanhar, com maior precisão, movimentações de terra em morros e encostas nas áreas com risco de deslizamento. Os locais que receberão os equipamentos foram definidos em parceria com a Defesa Civil do município.

A Estação Total Robotizada (ETR) é um sensor geotécnico que emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 prismas (espelhos) instalados nas áreas consideradas vulneráveis. Esses sinais permitem captar até pequenas movimentações de terra, abrangendo uma área em 360 graus e com até 2,5 quilômetros de extensão. Os dados coletados pelos equipamentos são enviados, via internet, ao Cemaden, em São José dos Campos (SP).

Os moradores das áreas de risco de Angra dos Reis estão sendo informados sobre a instalação desses equipamentos próximos às moradias. O Cemaden esclarece que os aparelhos não causam qualquer interferência em outros equipamentos usados pela comunidade. 

Em uma parceria com o Cemaden, Angra dos Reis já possui 30 pluviômetros automáticos instalados em locais próximos às áreas de risco, além de 16 pluviômetros semiautomáticos, do Projeto Pluviômetros nas Comunidades. Esses equipamentos têm a função de medir, em milímetros, a quantidade de chuva em determinado local.

Projeto

Angra dos Reis é o sexto município brasileiro a receber os equipamentos do Cemaden dentro do Projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos. No total, nove municípios serão beneficiados. Os equipamentos já foram instalados em Mauá e Santos, no Estado de São Paulo, e Blumenau, em Santa Catarina.

Na região serrana do Rio de Janeiro, o Cemaden está concluindo a instalação dos equipamentos nos municípios de Petrópolis e Nova Friburgo. Teresópolis, na região serrana do Rio. Salvador, na Bahia, e Recife, em Pernambuco, também vão receber os sensores geotécnicos. 

Fonte: MCTI