Portal Brasil

Piauí recebe mutirão de documentação para trabalhadoras rurais

Trabalhadoras de nove cidades terão acesso gratuito ao RG, CPF, Carteira de Trabalho e informações da Previdência Social


publicado:
02/03/2016 17h33


última modificação:
03/03/2016 16h07

Piauí vai receber novas etapas do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais. Entre os dias 3 de 12 de março, ações em nove cidades do Estado garantirão acesso gratuito à Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e informações da Previdência Social.

Nessa etapa, serão atendidas famílias dos municípios de Currais, Bom Jesus, Santa Luz, Cristino Castro, Palmeira do Piauí, Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia, Eliseu Martins e Manoel Emídio.

Segundo o superintendente do Incra no Estado, Oscar Siqueira Procópio, a apresentação desse serviço é fundamental para que os trabalhadores tenham acesso a outros direitos e políticas públicas.

Para o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Piauí, Marcelo dos Anjos Mascarenha, essa é uma oportunidade para levar dignidade à mulher do campo. “Muitas vezes o trabalho da mulher não era visto pela sociedade. Esses dias que estamos perto de comemorar o Dia Internacional da Mulher é mais uma oportunidade para o trabalho e a dignidade da mulher serem afirmados”, disse.

A equipe do programa está sob a coordenação de duas mulheres, a assessora do MDA, Simone Seabra, e da assistente social do Incra/PI, Weline Borges. Elas apontaram como a grande novidade dessa nova fase do programa de documentação a emissão da 2ª via da Carteira de Identidade, que é uma demanda antiga dos sindicatos e dos trabalhadores em todo o Piauí.

“Este ano, queremos superar a nossa meta do ano passado, quando realizamos 109 mutirões em todo o Piauí e conseguir emitir mais de 20 mil documentos”, finaliza Simone.

Além do Incra, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, também fazem parte do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais a Delegacia Regional do Trabalho no Piauí, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Sindicatos Rurais e prefeituras municipais.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra