Portal Brasil

Aplicativo para celular oferece Mapa de Feiras Orgânicas

O sistema é gratuito e identifica as feiras que vendem produtos orgânicos e agroecológicos em todo o País


publicado:
28/03/2016 11h54


última modificação:
28/03/2016 14h28

A partir de agora, o aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas no Brasil também pode ser acessado pelos celulares com sistema iOS. Desde 15 de março, ele já estava disponível no sistema Android. A iniciativa faz parte da campanha Brasil Saudável e Sustentável, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com outros órgãos de governo, prefeituras e sociedade.

O aplicativo é gratuito e identifica as feiras que vendem produtos orgânicos e agroecológicos em todo o País, cadastradas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a partir do site Mapa de Feiras Orgânicas. Ele identifica o ponto de venda mais próximo com a ajuda da geolocalização, traçando rotas para chegar ao local escolhido.

Estão cadastrados mais de 500 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o País. Deste total, 90% são feiras. A ferramenta, que é colaborativa, é atualizada constantemente e a tendência é de que esta quantidade cresça ainda mais. “É essa possibilidade de escolha do alimento que queremos destacar com a campanha Brasil Saudável e Sustentável. Em cada compra, em cada refeição, temos a chance de optar por uma vida mais saudável. E o aplicativo facilita o acesso ao alimento de qualidade”, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

O aplicativo também traz receitas com alimentos regionais e de época, além de obter informações sobre os ingredientes. Todas as receitas foram retiradas do livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde.

Campanha

O Brasil Saudável e Sustentável tem o objetivo de promover a alimentação saudável, combater a obesidade e o sobrepeso. Ao longo deste ano em que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos, uma série de atividades se concentrará na cidade do Rio de Janeiro. 

Fonte: MDS