Portal Brasil

Após autorização, militares iniciam operação de segurança no Rio Grande do Norte

Na noite da sexta-feira (29), 720 homens das Forças Armadas já estavam em Natal, capital do estado


publicado:
30/12/2017 16h20


última modificação:
30/12/2017 16h25

Autorizada pelo Governo do Brasil nesta sexta-feira (29), a Operação Portiguar 3 começou na madrugada desta sábado (30) com o emprego de militares no policiamento das cidades de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte. 

Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, 720 homens saíram às ruas de Natal já na noite da sexta para reforçar o patrulhamento da região metropolitana da capital e Mossoró. Até a segunda-feira (), outros 1,5 mil militares serão deslocados para o Rio Grande do Norte. 

Na visão do ministro, com o impasse salarial e a recusa dos policiais potiguares em voltar ao trabalho, houve a necessidade de o presidente da República, Michel Temer, autorizar o emprego de uma ação de Garantia de Lei e Ordem (GLO). A previsão é de que a operação dure por 15 dias a partir desta sexta, podendo ser prorrogada.

Transferência

O governador do estado, Robinson Faria, publicou neste sábado (30) decreto que transferiu ao Exército o controle dos órgãos de segurança pública. O general Ridauto Lúcio Fernandes ficou responsável por comandar a operação em Natal e Mossoró.

Jungmann irá permanecer em Natal durante o ano novo para acompanhar as atividades e participar do planejamento das ações. Para ele, um “gesto simbólico de solidariedade” aos militares que foram deslocados para participar da Operação Potiguar 3. 

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Defesa e da Agência Brasil