Portal Brasil

Arquitetura, cultura e natureza – conheça cinco cidades mineiras

Turismo em Minas Gerais reúne cultura, natureza, arquitetura e gastronomia. Conheça algumas cidades históricas do estado e programe sua próxima viagem


publicado:
22/01/2018 16h42


última modificação:
22/01/2018 17h02

Poços de Caldas

Divulgação/Palace Hotel

Poços de Caldas (MG)

Em Poços de Caldas, é possível visitar o Palace Cassino e o Palace Hotel, construções da década de 1920, onde já passaram Carmen Miranda, Santos Dumont, Olavo Bilac e o presidente Juscelino Kubitschek. Além disso, os turistas podem conferir as águas termais nas Thermas Antônio Carlos e conhecer a Serra de São Domingos, com 1.686 m de altitude.

Tiradentes

Divulgação/Câmara Municipal de Tiradentes (MG)

Tiradentes

As obras arquitetônicas com inspiração barroca atraem os visitantes, como construções com a arte do escultor Aleijadinho. Além da paisagem e das igrejas barrocas, Tiradentes tem um intenso calendário de eventos, com atrações durante o Carnaval e a Semana Santa, o Festival de Cinema em janeiro e o Festival Gastronômico em agosto.

Montes Claros

Fábio Marçal/Prefeitura de Montes Claros (MG)

Igreja da Matriz

Na cidade, fundada no século XVII, o turista pode visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José, o Museu do Folclore e o Centro Cultural Hermes de Paula. No Parque Estadual Lapa Grande, ele irá encontrar grutas com importância paleontológica e arqueológica, como as de Lapas Grande, d’Água, Pintada e Pequena.

Cordisburgo

Divulgação/Museu Casa Guimarães Rosa

Museu Casa Guimarães Rosa

Berço do escritor Guimarães Rosa, Cordisburgo tem o Museu Casa Guimarães Rosa em sua homenagem, com fotos, documentos e outros registros sobre a vida e carreira do autor. O turista também pode visitar a Gruta de Maquiné, onde, em 1834, o naturalista dinamarquês Peter W. Lund realizou estudos paleontológicos e encontrou fósseis de mamíferos.

Congonhas

Carlos Alberto/Governo de Minas Gerais

Congonhas

Conhecida pelo Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde está uma das mais conhecidas obras de Aleijadinho, os 12 profetas em pedra-sabão, Congonhas é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Nacional da Humanidade. Para aqueles que gostam de atividades em meio à natureza, há a Cachoeira da Água Limpa e a Lagoa da Água Preta, além de trilhas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Governo de Minas Gerais e do Ministério do Turismo