Portal Brasil

Atletas militares recebem a Medalha Marechal Osório

No Dia do Soldado, comemorado dia 25 de agosto, o Exército homenageou atletas do Programa de Alto Rendimento


por Portal Brasil


publicado:
26/08/2015 15h23


última modificação:
26/08/2015 15h23

Atletas militares que integram o Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas receberam, nesta terça-feira (25), a Medalha Marechal Osório – O Legendário. A honraria foi entregue em comemoração ao Dia do Soldado.

No Rio de Janeiro, 30 esportistas foram agraciados. Desse total, 19 irão representar o Brasil nos Jogos Mundiais Militares que acontecem de 2 a 11 de outubro, na Coreia do Sul. Nomes como Leonardo de Deus, ouro e bronze na natação durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá; Guilherme Toldo, prata na esgrima também em Toronto, e Jailma Lima, prata no Pan de Guadalajara, estavam entre os homenageados. Ainda foram agraciados representantes do atletismo, boxe, pentatlo moderno, taekwondo, tiro esportivo, triatlo, vôlei, além de outros atletas da esgrima e natação.

Em Brasília, a solenidade condecorou os sargentos Renzo Agresta, Rayssa Costa e Thiago Simon. Todos eles irão representar o País nos Jogos Mundiais Militares da Coreia. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, acompanhou a cerimônia junto ao vice-presidente da República, Michel Temer. Wagner destacou a importância da Força Terrestre na proteção da soberania nacional, e lembrou a participação de militares do Exército em missões de paz e na pacificação de comunidades no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras.

Ouro no Pan-Americano de Toronto, o nadador Thiago Simon agradeceu ao Exército pelo distintivo. “A medalha, para mim, é o mais alto marco onde consigo chegar. E eu cheguei. Agradeço por receber os valores militares, como o respeito. Todo atleta sai ganhando com isso em termos de competição”, disse.

Atletas de Alto Rendimento

Atualmente, o Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas conta com 708 desportistas militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. São 167 de carreira e 541 temporários. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte. O objetivo é fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. A parceria entre os ministérios consiste ainda em apoiar os atletas com vistas à melhoria de desempenho, bem como na descoberta de novos talentos esportivos.

Fonte:

Ministério da Defesa.