Portal Brasil

Biblioteca Demonstrativa será reaberta aos brasilienses

Espaço estava fechado há mais de dois anos por causa de falhas na estrutura, reformada pelo Ministério da Cultura


por Portal Brasil


publicado:
11/10/2016 16h20


última modificação:
11/10/2016 18h02

Após dois anos e quatro meses fechada para obras, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) foi desinterditada pela Defesa Civil. A instituição, de responsabilidade do Ministério da Cultura (MinC), é referência em todo o País.

Nos últimos meses, o MinC, por meio das secretarias da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) e de Infraestrutura Cultural (Seinfra), promoveu um trabalho para dar celeridade ao cumprimento de exigências feitas pela Defesa Civil, além de trabalhar para melhorar as instalações da biblioteca.

De acordo com diretor do Departamento de Obras e Gestão de Equipamentos da Seinfra, Paulo Cid, o prédio da BDB havia sido interditado por problemas na fiação elétrica e risco de desabamento da marquise.

“Para a desinterdição, foi feito um reparo na marquise e a troca de toda a fiação elétrica. Foram adquiridos novos quadros de luz. No que diz respeito à parte elétrica, o projeto inicial tinha previsto uma subestação, porém a Companhia de Luz de Brasília (CEB) não permite esse tipo de obra. Por conta da troca da fiação, foi necessária a troca do forro de toda a biblioteca”, explicou.

O MinC também providenciou a manutenção dos aparelhos de ar condicionado e a recarga dos extintores de incêndio. “Existe ainda um quadro de luz que está sendo refeito durante esse período de manutenção. A intenção é deixar na biblioteca um sistema de energia que possa absorver mais carga. A maioria dos quadros de energia – são oito novos no total – estão prontos”, acrescentou Paulo Cid.

A expectativa do Ministério da Cultura é entregar a Biblioteca Demonstrativa para o público na maior brevidade possível. A partir desta quinta-feira (13), os servidores da BDB já voltarão a trabalhar dentro da unidade.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC