Portal Brasil

BNDES habilita 354 projetos para Edital de Cinema 2016

Iniciativa contemplará com R$ 15 milhões, em recursos não reembolsáveis, 21 projetos, entre curtas e longas


por Portal Brasil


publicado:
04/10/2016 21h38


última modificação:
05/10/2016 10h04

O processo seletivo do Edital de Cinema 2016, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está na fase de julgamento técnico. Das 387 propostas recebidas na primeira fase, para análise documental, foram habilitados 354 projetos.

A iniciativa contemplará com R$ 15 milhões, em recursos não reembolsáveis, 21 projetos cinematográficos (curtas e longas metragens) nas categorias de animação, ficção, documentário, coprodução com América Latina e finalização.

A novidade no edital deste ano foi a categoria curta de animação, que recebeu 49 propostas. Além disso, foram inscritos 15 projetos na categoria longa de animação, 44 de ficção no grupo I, 134 de ficção no grupo II, 75 documentários, 8 coproduções com América Latina e 29 projetos de finalização. A lista completa está disponível na internet.

 Os projetos serão, a partir de agora, avaliados de acordo com critérios técnicos descritos no edital, como potencial de público, potencial de premiação, qualidade do projeto, qualidade do material filmado e viabilidade financeira.

Etapa final

O resultado do julgamento técnico dos projetos está previsto para janeiro de 2017, quando será divulgada listagem (e as notas) de até 40 projetos, de todas as categorias, pré-selecionados para a etapa final do concurso. Nesta fase, de defesa oral, os projetos serão apresentados presencialmente à subcomissão julgadora.

Festival do Rio

O BNDES também busca estimular um circuito exibidor dos filmes nacionais. Nesse sentido, patrocina o Festival do Rio 2016, que começa nesta quinta-feira (6) e segue até o dia 16 de outubro. A mostra será realizada em diversas salas de exibição da capital fluminense, inclusive no Espaço Cultural do BNDES, no centro da cidade. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do BNDES