Portal Brasil

BNDES vai financiar acesso à tecnologia para empresas

Pequenas, médias e grandes empresas poderão financiar testes, certificações, layout e treinamentos por meio da linha de financiamento


por Portal Brasil


publicado:
05/05/2015 12h14


última modificação:
05/05/2015 12h18

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social lançou, nessa segunda-feira (4), o BNDES Soluções Tecnológicas, para atender a pequenas, médias e grandes empresas brasileiras com acesso a soluções tecnológicas.

Segundo o BNDES, poderão ser financiados testes, ensaios, certificações, modificações de layout para melhoria do processo organizacional, treinamentos para o usuário final da tecnologia, entre outros itens.

O financiamento à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias não serão objeto da nova linha de crédito, porque contam com outros instrumentos de apoio da instituição, esclareceu a assessoria do BNDES.

O chefe do Departamento de Suporte e Controle Operacional da Área de Operações Indiretas do BNDES, Edson Moret, destacou que a grande vantagem para as micro, pequenas e médias empresas é facilitar o acesso para soluções tecnológicas que, segundo ele, vão gerar uma inovação futuramente.

Moret acrescentou que, como o produto é distribuído via agentes financeiros credenciados do banco, “há facilidade para as micro, pequenas e médias empresas acessarem esses financiamentos”. Ele ressaltou que esse produto pode ser acessado nas agências bancárias de qualquer cidade do Brasil. “A capilaridade é muito maior, para que os pequenos empresários possam acessar e, naturalmente, fazer inovações”.

Taxas

Incidem sobre o novo produto a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada pelo BNDES em suas operações e da ordem de 6% ao ano até junho, mais 1,5%, e 0,1% de custo de intermediação financeira. Essas condições valem para micro, pequenas e médias empresas. Para empresas médias-grandes e grandes empresas, a taxa é TJLP mais 1,2% mais 0,5% de intermediação financeira.

O prazo de amortização máximo será 60 meses, incluindo 24 meses de carência. A participação máxima do BNDES é de 70% dos itens financiáveis para micro, pequenas e médias empresas e de 50% para médias-grandes e grandes empresas.

O BNDES Soluções Tecnológicas será operado via rede de agentes bancários credenciada do banco. No momento, estão sendo credenciados fornecedores públicos e privados, que poderão divulgar suas soluções no portal.

Fonte:

Agência Brasil