Portal Brasil

Bombeiros orientam banhistas e evitam afogamentos no RN

Em cinco meses, a Força Nacional salvou 86 pessoas no litoral; 14 mil pessoas foram orientadas sobre locais perigosos e 2,3 mil advertidas


por Portal Brasil


publicado:
15/05/2015 20h07


última modificação:
15/05/2015 20h07

A Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça divulgou relatório com as ações dos bombeiros na Operação Potiguar, no Rio Grande do Norte. Entre dezembro de 2014 e abril de 2015, a Força Nacional salvou 86 pessoas no litoral do Rio Grande do Norte. Neste período, cerca de 14 mil pessoas foram orientadas sobre locais perigosos e mais 2,3 mil foram advertidas.

Os bombeiros atuam no contato pessoal com os banhistas, alertam sobre os perigos e orientação sobre as condutas mais corretas da utilização da faixa de mar. A operação foi dividida em quatro eixos principais: orientações, advertências, salvamentos e ocorrências diversas.

Orientação e salvamentos

Segundo o major Luciano Virtuoso, a atuação da Força Nacional é importante para evitar mortes no litoral potiguar. “Neste ano, conseguimos um trabalho integrado que evitou afogamentos com mortes nas praias do estado”, afirmou.

Os bombeiros da Força Nacional estão distribuídos em 12 pontos estratégicos do litoral potiguar. Os locais foram escolhidos levando-se em conta fatores como a limitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a frequência de banhistas, e os riscos de correntes de retorno e arrecifes, entre outros.

A secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, elogiou a atuação dos guarda-vidas da Força Nacional e disse que a parceria com os bombeiros do RN tem conquistado resultados surpreendentes. “As estatísticas registradas em nosso litoral desde a Operação Verão até o fim do mês de abril demonstram que o método de trabalho executado está sendo muito eficiente”

Fonte:

Ministério da Justiça