Brasil comemora o Dia Nacional da Cultura
A data de 5 de novembro foi instituída em homenagem ao dia de nascimento do jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa
publicado:
05/11/2015 19h43
última modificação:
08/11/2015 20h32
O Brasil comemora o Dia Nacional da Cultura nesta quinta-feira, 5 de novembro. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, parabenizou artistas, criadores e todos os responsáveis pelas manifestações culturais que enriquecem o Brasil. “Hoje é o dia de todas essas manifestações do teatro, da dança, do cinema, do circo, da literatura, das artes visuais”.
Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz.
Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
Ordem do Mérito Cultural
Para o Dia Nacional da Cultura, o MinC promove, anualmente, a Ordem do Mérito Cultural (OMC), que premia pessoas e entidades que, com seu trabalho, contribuíram para valorizar a cultura no Brasil. A cerimônia ocorre preferencialmente todo cinco de novembro. Neste ano, será celebrada em 9 de novembro, às 20 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília, com presença da presidenta Dilma Rousseff.
Em sua 21ª edição, a OMC homenageará o poeta Augusto Campos e irá agraciar – nas classes grã-cruz, comendador e cavaleiro – 34 personalidades, órgãos e entidades por suas contribuições à cultura brasileira. Desde que foi criado, em 1991, o prêmio anual já foi entregue a mais de 500 personalidades e a 60 instituições.
Nesta data também se comemora o Dia da Língua Portuguesa e do Cinema Brasileiro, duas áreas consideradas estratégicas pelo Ministério da Cultura.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura