Portal Brasil

Brasil de Todas as Telas abre chamada pública para renovação de núcleos criativos

Iniciativa possibilita continuidade do trabalho desenvolvido por equipes de roteiristas no País


por Portal Brasil


publicado:
08/08/2016 18h11


última modificação:
09/08/2016 10h55

Estão abertas as inscrições para a Chamada Pública PRODAV 13/2016, que tem o objetivo de viabilizar a continuidade do trabalho desenvolvido em núcleos criativos, estruturados em todo o País a partir de 2014, com o lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas. 

O prazo para inscrição vai até o dia 15 de setembro. A nova linha de investimentos foi lançada nesta segunda-feira (8) pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A iniciativa conta com R$ 14 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 

“Os núcleos criativos, que funcionam em torno da figura do líder, ou seja, um profissional gabaritado para orientar o trabalho de uma equipe de roteiristas, ajudam a qualificar o processo de desenho de roteiros e formatos de obras. E com esse processo melhor qualificado, isso significa que os nossos investimentos em produção, distribuição e programação também alcançarão melhores níveis”, observa o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel. 

Para participar da chamada pública, as empresas que tiveram propostas de núcleos contratadas devem comprovar a conclusão do trabalho no prazo estabelecido nos editais (18 meses), bem como a viabilização da produção de, no mínimo, dois projetos de sua carteira. Pelo menos 14 propostas serão selecionadas. 

“Com esta nova iniciativa, garantimos a renovação dos núcleos criativos que apresentarem melhores resultados e reforçamos a aposta do Programa no estímulo ao trabalho colaborativo de criação, no amadurecimento dos projetos ainda em sua fase de pré-produção e no fortalecimento das empresas independentes. Os núcleos já criados em todo o País resultaram no desenvolvimento de cerca de 345 projetos para cinema, TV e vídeo sob demanda”, afirma Manoel Rangel. 

Prodav 13/2016

Operando em regime de fluxo contínuo, o PRODAV 13/2016 ficará aberto, inicialmente, às empresas que firmaram contrato em 2014. As empresas proponentes devem preencher e finalizar a inscrição eletrônica no Sistema FSA, anexando a documentação prevista no edital.  

A análise e avaliação das propostas passarão por quatro fases: Triagem documental, quando será examinada a documentação apresentada para inscrição; a Análise de elegibilidade, que vai averiguar a compatibilidade e adequação formal da proposta; a Avaliação das Propostas, momento em que as propostas serão avaliadas por um analista da Ancine e um profissional independente e receberão notas de acordo com os critérios de avaliação da chamada; e Decisão de investimento, fase na qual os projetos que obtiverem a nota mínima serão avaliados pelo Comitê de Investimento do FSA. 

Confira a íntegra do edital.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Ancine.