Em Portugal, evento obteve média de 15 a 20 rodadas de negócios, por dia, e participação de 300 buyers, de 23 países
por Portal Brasil
publicado:
17/03/2017 21h01
última modificação:
17/03/2017 21h01
O Brasil estima totalizar R$ 7 milhões em negócios na 29ª edição da BTL Lisboa, que ocorre até o próximo domingo (19), em Portugal. Entre os coexpositores brasileiros, que participam da ocasião, estão 16 representantes do trade e de oito destinos do País.
“Tivemos a agenda cheia nesses primeiros dias, com compradores muito interessados nos nossos destinos. As expectativas são muito boas”, comemorou Eva Sjövall, diretora de vendas da operadora de turismo Compass Brazil.
O evento obteve média de 15 a 20 rodadas de negócios, por dia, e participação de 300 buyers, de 23 países, de todo o mundo. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummerz, essa projeção é significativa, visto que o turismo é um dos principais componentes do comércio de serviços entre os dois países.
“Mantivemos contato com entidades de turismo, operadores e companhias aéreas e participamos de importantes palestras e reuniões com autoridades portuguesas. Além disso, concedemos entrevistas à imprensa lusitana, africana e brasileira. Tudo isso, com o intuito de fortalecer a promoção turística do Brasil naquele mercado e em outros países europeus presentes na BTL.”
A diretora da área de feiras responsável pela Bolsa de Turismo de Lisboa, Fátima Vila Maior, destacou que os desafios da BTL estiveram voltados a dois focos: o público e o profissional.
“E a Embratur veio em boa hora, para aproveitar a feira e convidar os operadores a irem ao Brasil, e também para desenvolver um trabalho com os agentes de viagens, que são aqueles que podem nos aconselhar a visitar o País.”
Fluxo de turistas
Vinicius Lummertz reforçou que o governo brasileiro pretende dobrar o número de turistas internacionais no Brasil, passando de 6,6 milhões, em 2016, para 12 milhões até 2022, por meio de um conjunto de reformas.
“Para aumentar o número de visitantes estrangeiros ao Brasil, é preciso integrar a cadeia de produção do turismo. Assim, o País se tornará mais competitivo.” Portugal foi o décimo maior emissor de turistas para os destinos brasileiros em 2015, representando 2,57% da procura total de estrangeiros no ano, com 162.305 visitantes.
Ele informou que uma das estratégias é transformar a Embratur em agência, para deixar de receber apenas verbas do orçamento de Estado e recolher recursos extras para a promoção do turismo. “Nos próximos meses, serão enviadas medidas ao Congresso Nacional para aumentar a competitividade do Brasil no setor do turismo”, enfatizou.
O governo federal vai promover um pacote de medidas no setor, que será apresentado a partir de abril. Dentre elas, a concessão de parques naturais e monumentos históricos para o turismo, a modificação na legislação de marinas e portos turísticos, além da abertura do capital das empresas aéreas. “O leilão que acaba de acontecer no Brasil, para os aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, por exemplo, garantiu ao governo uma arrecadação de R$ 3,72 mil milhões em todo o período da concessão”, disse Lummertz.
Brasil Junino
Com o objetivo de ampliar a oferta de produtos brasileiros, a Embratur promoveu, durante a BTL, a diversidade turística para além dos tradicionais destinos sol e praia, bem conhecidos no mercado português. Os segmentos cultural, religioso e ecoturismo foram divulgados na feira portuguesa, com destaque para o lançamento do projeto Brasil Junino.
“Esse é um investimento importante da Embratur. Entre os dias 7 a 16 de abril, faremos, em Lisboa, uma vasta programação de São João, que posteriormente será estendida para Madri, Roma e Paris”, destacou Vinicius Lummertz.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur