Embratur apresentou principais destinos brasileiros LGBT a 250 agentes e operadores turísticos sul-africanos
publicado:
24/04/2016 16h00
última modificação:
25/04/2016 11h52
Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre foram os principais destinos turísticos apresentados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) durante a 33ª Convenção anual Global da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association). O evento, que ocorreu de 14 a 16 de abril na cidade do Cabo, na África do Sul, contou com palestra ministrada pelo chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Presidência da Embratur, Marco Lomanto.
Ao falar sobre os destinos e produtos brasileiros para 350 agentes e operadores do segmento, além de representantes de órgãos oficiais de Turismo e C&VBs, Lomanto enfatizou a cidade do Rio de Janeiro, sede da Olimpíada e Paralimpíada de 2016, e apresentou vídeo sobre ao tema. “O material audiovisual engrandeceu substancialmente o conhecimento sobre o Brasil para a comunidade e para os operadores especializados, em nível mundial”, destacou.
De acordo com o chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias, os viajantes LGBT são considerados um dos públicos mais atraentes para o mercado turístico, movimentando bilhões de dólares todos os anos. A Organização Mundial do Turismo (OMT) o aponta como segmento que mais cresce no setor, com gastos per capta em média três vezes superiores aos dos demais nichos.
Durante o almoço oferecido aos participantes da Convenção, a Embratur foi convidada a integrar o painel CEO da conferência. Houve também a distribuição de material promocional da Embratur ao som da bossa nova, o que contribuiu na ambientação do Brasil na convenção. A programação incluiu ainda a realização de seminários e workshops sobre o turismo LGBT no mundo, com a apresentação de boas práticas.
A Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABRAT–GLS), parceira do Instituto desde 2010 na promoção e divulgação dos destinos brasileiros para o segmento, também esteve presente, representada pela presidente, Marta Dalla Chiesa. Em 2012, pela primeira vez, o Brasil, com apoio da Embratur, sediou o evento, na cidade de Florianópolis (SC).
IGLTA
A associação internacional é a maior entidade de turismo LGBT do mundo, operando em mais de 80 países, tendo, inclusive, assento na Assembleia Geral da OMT. O seu objetivo é conectar viajantes LGBT em todo o mundo. A Convenção permite que os participantes realizem atividades que propiciam a comercialização de seus destinos e produtos, além do aprendizado por meio de palestras e workshops. O elevado perfil do evento conjuga ações de business, marketing e mídia, sendo, assim, ferramenta completa de força de vendas.
Fonte: Porta Brasil, com informações da Embratur