Estão previstos exercícios e operações combinadas na fronteira, além de ações capacitação, treinamento e compartilhamento de informações
por Portal Brasil
publicado:
04/04/2016 18h00
última modificação:
06/04/2016 11h03
A prorrogação do acordo de cooperação militar entre Brasil e Paraguai, iniciado em 1995, por mais cinco anos foi firmada, nesta segunda-feira (4), em Assunção. Também foi aberto o “Mecanismo 2+2 de Consulta Política e Avaliação Estratégica”, que tem o objetivo de estabelecer um instrumento bilateral nas áreas de defesa e de segurança.
“Nosso desejo é de amizade, de respeito e de cooperação com a República do Paraguai, com as Forças Armadas do Paraguai junto a nossas Forças em todos os temas e áreas possíveis”, ressaltou o ministro da Defesa, Aldo Rebelo.
Para o ministro da Defesa paraguaio, Diógenes Martinez, “o Brasil e o Paraguai vêm mantendo uma sólida e frutífera cooperação, assumindo o compromisso com o desenvolvimento dos dois países”.
Cooperação Militar
Entre os temas de interesse de cooperação bilateral em defesa e segurança que serão fomentados estão os exercícios e operações combinadas ou simultâneas na fronteira, capacitação e treinamento, compartilhamento de informações, desenvolvimento de iniciativas conjuntas para melhorar o controle do espaço aéreo, entre outras iniciativas.
Os ministros também examinaram as relações regionais e ideias a respeito de organismos multilaterais. Foi destacada a cooperação alcançada com a participação paraguaia no contingente brasileiro da Missão de Estabilização de Paz das Nações Unidas no Haiti (Minustah). Foi acordada também a manutenção de frequentes contatos para estreitar a cooperação no âmbito das operações de paz das Nações Unidas.
Os ministros da Defesa assinaram também um memorando de entendimento sobre a cooperação para a preservação da memória da Guerra da Tríplice Aliança, abrangendo a preservação dos documentos e sítios históricos e instrumentos e materiais usados na guerra.
Condecoração
O ministro Aldo Rebelo foi condecorado pelo governo paraguaio com a Ordem do Mérito Militar em grau de Grande-Oficial. Já o ministro Diógenes Martinez recebeu, pelas mãos do governo brasileiro, o título de Grã-Cruz, pela Ordem do Mérito de Defesa.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa