Brasil é destaque no ranking da revista The Art Newspaper desde 2011. Três exposições aparecem entre as 20 mais visitadas no ano passado
por Portal Brasil
publicado:
07/04/2016 10h30
última modificação:
07/04/2016 22h03
Exposições brasileiras voltaram a figurar entre as mais visitadas do mundo no mais recente ranking da revista britânica especializada The Art Newspaper, fenômeno que se repete desde 2011. Para elaborar a classificação, o periódico considerou o volume de público registrado por museus e outros centros culturais em 2015.
Três exposições exibidas no Brasil aparecem entre as 20 mais visitadas do mundo no ano passado. Outras quatro mostras de arte figuram no “Top 100” dedicado à visitação a museus de arte. Exposições brasileiras também ocupam posições nos “Top 10” específicos de Arte Pós-Impressionista e Moderna (cinco); Arte Contemporânea (duas); e Arquitetura e Design (duas).
Destaques
Com público de 620.719 visitantes, “Picasso e a Modernidade Espanhola”, que ficou em cartaz entre os meses de junho e setembro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, é a exposição brasileira que aparece em melhor colocação no ranking geral, figurando em décimo lugar. Outra exposição organizada pelo CCBB RJ, “Kandinsky: tudo começa num ponto”, aparece na décima segunda posição. A terceira exposição a figurar no Top 20 é “Salvador Dalí”, exibida pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo (SP), que ocupa o décimo quinto lugar.
As três exposições citadas, nesta ordem, também levaram o Brasil a ocupar, no Top 10 específico de Arte Pós-Impressionista e Moderna, nada menos que as três primeiras colocações. As edições brasiliense e paulista das mostras “Kandinsky: tudo começa num ponto” e “Picasso e a Modernidade Espanhola”, recebidas pelas unidades locais do CCBB, também figuram neste Top 10, ocupando a sexta e décima posições.
Além do Instituto Tomie Ohtake e das unidades do CCBB no Rio de Janeiro, outros espaços figuram no ranking mundial de exposições mais visitadas, são eles: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte de São Paulo (MASP); o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR); o Museu Nacional de Brasília, o Museu Histórico Nacional e o Centro Cultural Correios, também no Rio de Janeiro.
Confira a lista completa no site da revista The Art Newspaper.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto Brasileiro de Museus