Parceria prevê desenvolvimento rural sustentável nos Territórios Rurais Pampa e Zona Sul, do lado brasileiro, e nos departamentos uruguaios de Rivera, Tacuarembó e Cerro Largo
por Portal Brasil
publicado:
15/10/2015 20h16
última modificação:
16/10/2015 12h02
Com o objetivo de desenvolver os territórios de fronteira entre Brasil e Uruguai, os dois países elaboraram um plano de ação para os próximos seis meses. No encontro, realizado em Santana do Livramento (RS), ficou acertada a assinatura de cooperação técnica, a partir de colegiados dos dois países: os colegiados territoriais no Brasil e as Mesas de Desenvolvimento Rural, no Uruguai.
A parceria prevê o desenvolvimento rural sustentável nos Territórios Rurais Pampa e Zona Sul, do lado brasileiro, e nos departamentos uruguaios de Rivera, Tacuarembó e Cerro Largo. A expectativa é que, ao fim desses seis meses iniciais, seja feito um novo encontro entre os países para ajustes e inclusão de novas iniciativas de cooperação.
Durante a oficina, realizada no Rio Grande do Sul, foram realizadas exposições e debates sobre as experiências brasileira e uruguaia em desenvolvimento territorial, bem como as características e instrumentos da política de assistência técnica e extensão rural desenvolvida nos dois países.
“Apesar de serem dois países diferentes, as características climáticas, as potencialidades naturais e os desafios são muito semelhantes. A experiência que queremos levar está referenciada no território, envolvendo a sociedade civil, as instituições de ensino e os organismos de assistência técnica”, destacou o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira.
Territórios Rurais
Em todo o Brasil, as iniciativas da Secretaria buscam incentivar as capacidades humanas e a autogestão dos territórios rurais, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e sociais, além da integração dos territórios rurais ao processo desenvolvimento nacional. Ao todo, existem 239 Territórios Rurais no País.
Esta será a primeira ação de cooperação nos territórios de fronteira desenvolvida pelo governo brasileiro e que poderá se estender a outros países do Mercosul.
A próxima reunião entre os colegiados e mesas de desenvolvimento rural está marcada para o próximo dia 27 de outubro, em Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul.