Objetivo é atrair a instalação de Centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas multinacionais estrangeiras em setores industriais
por Portal Brasil
publicado:
01/04/2015 17h02
última modificação:
01/04/2015 17h02
O programa Innovate in Brasil foi lançado na terça-feira (31), em Nova Iorque, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O objetivo da iniciativa é atrair a instalação de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas multinacionais estrangeiras em quatro setores industriais:
- Energias renováveis;
- Tecnologia da informação e comunicação;
- Petróleo e gás; e
- Saúde.
Para nortear a estratégia, a Apex-Brasil e o Mdic mapearam mais de 150 empresas com potencial para investimento nesses setores no Brasil.
Além de detectar as empresas, o documento fez um raio-x do cenário atual dos principais países que atuam nessas áreas, considerando informações como marcos regulatórios, ambiente de negócios e acesso a financiamento.
A partir de agora, o Governo brasileiro selecionará algumas das empresas mapeadas para mostrar as vantagens de aplicar recursos no Brasil. Outros eventos de apresentação do programa também estão na agenda para 2015.
“Existem três razões para o investidor estrangeiro escolher o Brasil como destino para centros de Pesquisa e Desenvolvimento. O primeiro é que nosso mercado interno não está encolhendo. O segundo é que temos muitos talentos e o número de pessoas que terminam uma faculdade no Brasil cresceu 380% de 1998 a 2012. O terceiro é que o governo oferece diversos incentivos para cada um desses setores”, explicou o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza.
Para o secretário, além de atrair a implantação de novos centros de pesquisa, o Innovate in Brasil busca também novos projetos a serem desenvolvidos no País.
Ferramentas
O programa Innovate in Brasil disponibiliza informações atualizadas sobre o Brasil para quem procura o lugar ideal para investir em P&D. No site da iniciativa é possível encontrar dados sobre o mercado consumidor interno, qualificação da mão de obra, infraestrutura tecnológica, centros de inovação já existentes no País e incentivos governamentais disponíveis com as especificações de cada um dos setores prioritários.
Além disso, foram elaborados vídeos promocionais, também disponíveis no site, sobre cada área. A ideia é que, em poucos minutos, o investidor possa se informar sobre o Brasil e decidir se o País é um potencial candidato para seu investimento.
Em caso positivo, o próximo passo é procurar a Apex-Brasil, que é o ponto focal para atender empresas interessadas em oportunidades de investimentos, sejam em P&D ou em outros setores.
A Agência atua desde a primeira visita à empresa até o anúncio do investimento, fornecendo informações, fazendo a aproximação com atores públicos e privados e ainda identificando potenciais locais para a instalação da planta ou centro.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior