Portal Brasil

Brasil tem nova embarcação de extração de petróleo

O Fundo da Marinha Mercante financiou o projeto de construção do navio Starnav Cepheus, capaz de comportar 5.320 toneladas


por Portal Brasil


publicado:
18/04/2016 20h30


última modificação:
19/04/2016 22h34

A embarcação Starnav Cepheus, entregue no dia 16 de março de 2016, entrou em operação na última semana. A embarcação, do tipo Plataform Supply Vessel  (PSV), é voltada ao apoio a atividades de extração de petróleo no mar  apoio offshore. O projeto de construção da unidade foi financiada pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes.

O PSV foi construído no estaleiro Detroit Brasil, situado no polo naval de Itajaí-Navegantes, em Santa Catarina. Essa é a segunda embarcação dessa série, sendo o décimo PSV entregue pelo estaleiro Detroit para a Starnav.

As embarcações desse projeto, modelo PSV 4.500 TPB Fluid Carrier (adaptados para o transporte de fluidos especiais), possuem 90 metros de comprimento, 6,34 metros de calado máximo e capacidade de carga de 5.320 toneladas. A embarcação está com contrato de afretamento celebrado com a Petrobras e irá operar nas bacias de Campos e Santos.

Desde 2011, o Fundo da Marinha Mercante desembolsou R$ 22,1 bilhões no fomento ao transporte aquaviário e à indústria naval brasileira. Os recursos têm contribuído para a renovação e o crescimento da frota de embarcações mercante do País, o fortalecimento da indústria naval, o aumento do transporte por hidrovias, cabotagem e apoio marítimo à exploração de petróleo e gás brasileira.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes