O corredor será uma das obras do Programa de Aceleração o Crescimento (PAC), que também vai financiar a modernização e a ampliação do Metrô do Distrito Federal
por Portal Brasil
publicado:
18/09/2015 08h32
última modificação:
18/09/2015 08h32
A ampliação da rede de transporte por trilhos do Distrito Federal (DF) pode ganhar um novo capítulo com a interligação entre Brasília e Luziânia, cidade de Goiás que compõe a região do “Entorno” da capital federal. O primeiro passo foi dado ontem pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que iniciou a fase de chamamento de empresas interessadas no projeto.
Essas empresas devem se manifestar sobre o interesse de realizar os estudos de viabilidade da exploração de serviço ferroviário na linha prevista com 85 km de extensão.
A companhia que tiver o estudo aprovado para a construção da Ferrovia do Roncador, como é chamada a ligação Brasília-Luziânia, receberá de 2,5% do valor do investimento necessário para obra até R$ 3,3 milhões – irá prevalecer o menor valor.
A obra consiste na reestruturação de um trecho concedido à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), interligando a Rodoferroviária de Brasília e a Rodovia GO-010, em Luziânia. A linha tem potencial para encurtar o tempo gasto pelos moradores da cidade goiana atpe até o centro da capital federal, que no horário de pico pode chegar a duas horas.
O corredor será uma das obras do Programa de Aceleração o Crescimento (PAC), que também vai financiar a modernização e a ampliação do Metrô do Distrito Federal – incluindo compra de novos trens, a extensão da rede metroviária para a Asa Norte e a instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Esplanada dos Ministérios.
De acordo com a ANTT, o valor da linha ferroviária Brasília-Luziânia ainda não pode ser calculado. É necessária a conclusão do estudo de viabilidade. As empresas dispostas a realizar o estudo técnico têm até 10 de outubro para responder ao chamamento da agência reguladora.
“As tecnologias ferroviárias deverão ser apresentadas com suas especificações, vantagens e desvantagens, limitações, custos e prazos relativos ao fornecimento, instalação e manutenção, dentre outros aspectos considerados relevantes”, observa o anexo do chamamento da ANTT.
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