Portal Brasil

Cadastro de bibliotecas em plataforma digital termina nesta segunda (8)

A iniciativa tem como objetivo reunir dados de cerca de seis mil bibliotecas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas


por Portal Brasil


publicado:
08/08/2016 16h06


última modificação:
08/08/2016 17h32

As bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura tem até esta segunda-feira (8) para se cadastrarem na plataforma digital do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). O cadastro é gratuito, e a intenção é levantar dados como público-alvo, acervo, serviços, infraestrutura, relação institucional e gestão.

A meta é cadastrar e atualizar cerca de seis mil bibliotecas em todo o Brasil. As instituições devem se inscrever no site do projeto, que também disponibiliza instruções para o preenchimento do formulário on-line.

As informações fornecidas servirão como base para criar um ambiente de interação e integração das bibliotecas públicas em âmbito nacional. Os dados também subsidiarão o poder público em ações e políticas para o setor.

O banco de dados poderá, ainda, ser acessado para consulta por cidadãos, instituições públicas ou privadas e, principalmente, por governos municipais e estaduais. Serão disponibilizadas informações atualizadas, permitindo a constituição de redes locais de bibliotecas.

Orientação

As instituições devem manter seus perfis atualizados, para constituir um espaço de exposição e gestão das bibliotecas, permitindo a circulação e o compartilhamento de informações, como agendas culturais e regionais.

As bibliotecas que tenham realizado o cadastro até o dia 17 de junho, deste ano, e queiram atualizar dados, bem como confirmar o compromisso em receber a coleção devem preencher o respectivo formulário pela internet.

Incentivo  

Aproveitando a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as bibliotecas que se cadastrarem receberão um kit com coleção de DVDs sobre a memória do esporte olímpico, além de uma cartilha. A coleção é resultado do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que vem sendo desenvolvido desde 2011 e, atualmente, conta com 40 documentários.  

Nesse acervo, há vídeos de desportistas brasileiros, como a nadadora Maria Lenk, o jogador de tênis Claudio Kano, a jogadora de vôlei Ana Moser e o cavaleiro Rodrigo Pessoa. Os filmes têm o objetivo de promover o resgate da trajetória do esporte nacional e das histórias que possam inspirar as gerações futuras. O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, com patrocínio da Petrobras, ESPN Brasil e EBRASIL Energia, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Cinemateca Brasileira.  

Em caso de dúvidas, as instituições interessadas podem entrar em contato pelo e-mail e-mailsnbp@cultura.gov.br ou pelo telefone (61) 2024-2698.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC