Portal Brasil

Reconhecimento facial começa a ser utilizado no aeroporto de Guarulhos

Projeto passou a ser utilizado pela alfândega do aeroporto no último dia 5. A ideia é focar em passageiros com histórico de irregularidades


por Portal Brasil


publicado:
09/08/2016 14h42


última modificação:
09/08/2016 14h59

Na última sexta-feira (5) começou a operar o sistema de reconhecimento facial no aeroporto de Guarulhos. A nova ferramenta identifica passageiros de voos internacionais para serem fiscalizados e traz mais agilidade no atendimento ao viajante, afirma a Receita Federal. 

De acordo com a Receita, o sistema identifica automaticamente quem apresenta maior risco potencial de estar praticando irregularidades aduaneiras e outras infrações, o que permite a seleção para uma fiscalização mais aprofundada, sem interferir no fluxo de passagem dos demais passageiros.

O projeto de reconhecimento facial foi homologado na Alfândega de Guarulhos no dia 5 deste mês, após a realização do teste de aceitação da performance do sistema.

Legado

O inspetor-chefe da Alfândega elogiou a ferramenta, implantada durante os Jogos Olímpicos no Brasil. “O sistema de reconhecimento facial, junto a todo o sistema e-DBV, é o legado dos grandes eventos para o serviço de conferência de bagagem da Receita Federal. Com esses sistemas, realizamos a seleção, identificação e localização dos alvos. Um salto de qualidade imenso nos trabalhos da Alfândega”, concluiu.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Receita Federal