Portal Brasil

Cadastro para receber alertas da Defesa Civil por SMS começa nesta quarta (1º)

Notificações começarão a ser enviadas a partir do dia 7 de fevereiro. Projeto piloto contempla 20 cidades catarinenses


por Portal Brasil


publicado:
31/01/2017 20h33


última modificação:
31/01/2017 20h41

Moradores de 20 municípios de Santa Catarina poderão se cadastrar, a partir desta quarta-feira (1º), para receber alertas da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais por SMS. As notificações devem começar a ser enviadas em 7 de fevereiro.

Os interessados em receber as mensagens devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse. O usuário receberá então uma mensagem informando que o celular está apto a receber os alertas. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber, nem enviar as mensagens.

O projeto piloto atenderá inicialmente as cidades de Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d’Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras. Após a fase de testes, com duração de quatro meses, o serviço vai beneficiar todas as cidades do País.

A iniciativa tem como base parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas serão divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de Defesa Civil nos estados e municípios. As equipes locais estão orientadas a tirar dúvidas da população sobre o serviço.

Passo a passo

1.     Cadastro: envie o CEP de interesse para o número 40199.

2.     Consulta dos CEPs cadastrados: envie a palavra CONSULTAR para o número 40199.

3.     Cancelamento do serviço: envie CANCELAR e o CEP, sem espaços ou hífens, para 40199.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MI e do MCTIC.