Portal Brasil

Câmara aprova projeto de recuperação dos estados

Projeto de lei do Poder Executivo que ajuda estados em troca de contrapartidas segue para votação no Senado Federal


por Portal Brasil


publicado:
11/05/2017 11h04


última modificação:
11/05/2017 15h59

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei complementar do Poder Executivo que cria o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal.

O texto, que segue para votação no Senado, propõe que a União ofereça ajuda aos estados endividados em troca de contrapartidas como privatizações, restrições ao aumento de despesas contínuas, congelamento de salários, redução de incentivos tributários e negociações com credores.

A proposta beneficiará, em um primeiro momento, estados em situação de calamidade fiscal, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A adesão ao regime dependerá da aprovação de leis estaduais impondo restrições nos gastos.

Segundo o projeto, o regime poderá durar até três anos, com prorrogação pelo mesmo período inicial. Durante os primeiros três anos, o estado não pagará as prestações da dívida com a União. Caso o regime seja prorrogado, os pagamentos serão retomados de forma progressiva e linear até atingir o valor integral ao término do prazo da prorrogação.

Além de medidas de redução de gastos, que cada ente federado participante deverá instituir por meio de leis próprias, a moratória provisória será garantida pela vinculação de recursos dos repasses aos estados previstos constitucionalmente (IRRF descontado de seus servidores, Fundo de Participação dos Estados, parte do IPI) e de tributos de sua competência (IPVA, ICMS, transmissão causa mortis).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Câmara dos Deputados