Portal Brasil

Campanha esclarece dúvidas sobre a doença falciforme

27 de outubro é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, que apresenta alta morbidade e mortalidade precoce


por Portal Brasil


publicado:
27/10/2015 16h38


última modificação:
28/10/2015 10h27

O dia 27 de outubro é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo e que apresenta alta morbidade e mortalidade precoce. Para marcar a passagem da data, estão sendo executadas hoje em várias partes do País ações de esclarecimento, educação, informação e intensificação do diagnóstico, reunindo estudantes, profissionais de saúde, gestores, pesquisadores, pessoas com a doença e familiares para debater o assunto. 

Estima-se que 25 mil a 50 mil pessoas tenham a doença no Brasil. A doença se manifesta, na maioria das vezes, após os seis meses de vida do bebê, mas o diagnóstico deve acontecer na primeira semana de vida, como é estabelecido no Programa Nacional de Triagem Neonatal/PNTN, por meio do “Teste do Pezinho”.

Este ano, as pessoas com doença falciforme passaram a contar com uma nova opção para o tratamento, com possibilidade de cura. O Ministério da Saúde publicou em 1º de julho a Portaria nº 30/2015, que incorpora ao Sistema Único de Saúde (SUS) o Transplante de Células Tronco-Hematopoéticas (TCTH) entre parentes a partir da medula óssea, de sangue periférico ou de sangue de cordão umbilical.

Estudos já demonstravam um aumento na sobrevida de dois anos em 90% dos casos transplantados e em outros foi evidenciado que pessoas com doença falciforme deixaram de utilizar a morfina para o controle da dor após o transplante.

“O Brasil, que já tem o maior sistema público de transplantes do mundo, e agora tem também mais uma alternativa terapêutica para quem tem doença falciforme. O transplante é uma arma a mais para ajudar no combate à doença e no tratamento dessas pessoas”, destaca o coordenador-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Heder Murari Borba.

A principal característica da doença falciforme é a alteração das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Essas células alteradas tomam a forma de foice (daí o nome falciforme) e não circulam facilmente pelos vasos sanguíneos.

Todos os medicamentos que compõem a rotina do tratamento estão normatizados e são distribuídos gratuitamente no SUS. A vacinação estabelecida no calendário nacional também é outro importante fator de redução da mortalidade infantil por infecções, pois as crianças com doença falciforme possuem um risco aumentado em 400 vezes em relação à população em geral.

Fonte: Blog da Saúde