Portal Brasil

Campus Party 2017 começa nesta terça-feira (31)

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participa do evento com iniciativas de inclusão digital e de tecnologia


por Portal Brasil


publicado:
31/01/2017 11h16


última modificação:
31/01/2017 13h11

Um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do mundo começa nesta terça-feira (31) e segue até domingo, 5 de fevereiro. A décima edição da Campus Party conta com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O MCTIC preparou extensa programação que envolve palestras, lançamento de iniciativas, debates e divulgação de programas da pasta. O espaço do ministério é multiuso e conta com técnicos à disposição do público para prestar orientações e identificar potenciais projetos inovadores que poderão ser apoiados pelo MCTIC. Sete programas da pasta serão divulgados:

  • Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que atendem jovens carentes com cursos e oficinas para reabilitação de equipamentos eletrônicos.
  • Brasil Mais TI, que oferece capacitação gratuita em tecnologia da informação (TI) para jovens.
  • Start-Up Brasil, que apoia empresas nascentes de base tecnológica
  • Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene), que disponibiliza informações on-line sobre emissões dos gases causadores do efeito estufa.
  • Cidades Inteligentes, que leva a municípios uma rede de fibra óptica que conecta órgãos públicos e oferece pontos públicos de acesso gratuito à internet.
  • Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) divulga dados sobre a fauna e flora brasileiras já catalogados.
  • Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), que integra ações governamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico da nanotecnologia.

Campus Party 2017

Na arena Campus Party, o espaço fechado do evento, o ministério participa do lançamento dos Indicadores de Cidades Inteligentes e Humanas, iniciativa que classifica as cidades de forma que os gestores públicos tenham uma estratégia adequada para modernizar os serviços municipais.

Em outro painel, a mesa de debates demonstra, com exemplos de pequenos negócios que utilizam a tecnologia, como o início de uma cidade inteligente pode ser de forma simples. Especialistas convidados também participam de palestras sobre nanotecnologia, superímãs de terras raras, a quarta revolução industrial e veículos híbridos, movidos a energia elétrica e hidrogênio.

Realizado até domingo (5) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), o evento deve atrair mais de 120 mil pessoas e ter 750 horas de atividades, distribuídos por nove palcos temáticos. O MCTIC terá um estande na área aberta, a Open Campus, e participa de diversas mesas de debate.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC