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Cartilha orienta atendimento ao público durante Parada Gay do Rio

Publicação recomenda tratar o cliente pelo nome social e usar sempre o termo orientação sexual; Rio é um dos principais destinos para o público gay


por Portal Brasil


publicado:
09/12/2016 16h34


última modificação:
09/12/2016 16h44

Milhares de pessoas são esperadas para a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT 2016 do Rio de Janeiro, que ocorrerá neste domingo (11) na orla de Copacabana. O evento costuma receber um expressivo número de turistas brasileiros e estrangeigeiros.

Para melhorar o atendimento a esse público, o Ministério do Turismo (MTur) enviou para os estabelecimentos turísticos da cidade a cartilha Dicas para atender bem turistas LGBT.

Na publicação, produzida em parceria com Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual.

“Com o intuito de garantir um atendimento ainda mais qualificado desse turista, solicitamos a mobilização dos prestadores de serviços turísticos, no sentido de disseminar o conteúdo desse material junto aos funcionários e colaboradores dos empreendimentos do Rio de Janeiro”, ressaltou Isabel Barnasque, diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo do MTur.

Em agosto, a capital fluminense ganhou o título de melhor cidade de praia gay da América Latina. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o público LGBT representa 10% dos viajantes e movimenta 15% do faturamento do setor.

Mercado

O turismo LGBT é um dos segmentos de mercado que mais crescem no mundo e um nicho atrativo para destinos turísticos. Estudos do World Travel EC1 Tourism Council revelam que o turista LGBT gasta, em média, 30% a mais e viaja quatro vezes mais do que outros segmentos.

De acordo com a IGLTA (The International Gay & Lesbian Travel Association), o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$ 54 bilhões anuais. Além disso, 67% afirmam dar preferência aos meios de hospedagem que se posicionam como gay-friendly

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo