Portal Brasil

Censo escolar 2015 iniciará coleta de dados da educação básica

Preenchimento caberá aos diretores e responsáveis escolares. Prazo começa em 27 de maio e segue até 31 de julho


por Portal Brasil


publicado:
02/04/2015 16h08


última modificação:
02/04/2015 16h08

A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 começará em 27 de maio. A fase segue até 31 de julho.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recolherá informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do País.

O preenchimento caberá aos diretores e responsáveis pelas escolas por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet no Portal do Inep. O cronograma consta em portaria do Inep publicada nesta quinta-feira (2).

Levantamento educacional

O Censo Escolar, realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas.

Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

As informações do Censo também são usadas para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Educacenso

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do País, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.

A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Inep e Ministério da Educação