Portal Brasil

Cidade de São Paulo completa 462 anos


publicado:
25/01/2016 15h23


última modificação:
25/01/2016 15h27

A maior cidade do Brasil comemora 462 anos nesta segunda-feira (25). Com tanta história, São Paulo oferece diversas opções de roteiros turísticos alternativos para todos os gostos e todas as tribos. Dados do Ministério do Turismo mostram que São Paulo (SP) é o principal destino de estrangeiros que viajam a negócio no país (44,3%) e o segundo principal dos que viajam a lazer (19,4%). 

A cidade de São Paulo comemora seus 462 anos com três dias de festa em toda a cidade. De 23 a 25 de janeiro, há atividades gratuitas em teatros, parques centros culturais, CEUs, ruas abertas e palcos externos. Na programação, o destaque vai para os shows de Gilberto Gil e Daniela Mercury. Turistas e paulistanos poderão conhecer melhor a cidade de bicicleta ou em passeios de trólebus.  

Nesta segunda-feira (25), dia do aniversário da cidade, o Centro Esportivo e de Lazer Tietê recebe os shows do grupo Demônios da Garoa e de Gilberto Gil, a partir das 16h. O tradicional grupo de samba lembrará sucessos de Adoniran Barbosa e cantará músicas recentes que fazem parte do repertório da banda. Já Gilberto Gil deve fazer os fãs dançarem, relembrando os hits de sua carreira.

Para homenagear a cidade, o Ministério do Turismo destacou opções de passeios imperdíveis na capital. Confira:

Balada

Quando se fala em turismo em São Paulo, um dos pontos fortes da cidade é a vida noturna agitada. Repleta de pubs com opções de locais para beber cervejas artesanais ou curtir música ao vivo com bandas de rock e indie, a Rua Augusta é uma excelente opção. As boates e bares da Vila Madalena e da Vila Olímpia também são muito procurados entre os frequentadores das baladas paulistas.

Rock

Outro local que vale a visita, especialmente para os fãs do rock’n roll, é o shopping Grandes Galerias – também conhecido como Galeria do Rock – localizado entre a Rua 24 de Maio e o Largo do Paissandu. Em funcionamento desde os anos 60, foi na década de 70 que se formou no prédio uma concentração de lojas de discos. Desde então, o local no centro da São Paulo se tornou referência para os roqueiros. Atualmente a galeria conta com lojas de itens e acessórios de estilos como rock e hip hop, roupas, CDs, salões de beleza e estúdios de tatuagem.

Arquitetura

Para os amantes da arquitetura moderna, a Casa de Vidro é parada obrigatória. A construção foi o primeiro projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, em 1951. O jardim da Casa de Vidro ocupa uma área de 7 mil m² e expressa o amor de Lina e do marido, Pietro, pela riqueza natural brasileira. Cuidadosamente planejado e plantado pela própria Lina, a vegetação rasteira da época transformou-se em floresta particular, com trilhas decoradas com pedras e cacos de cerâmica.

Hoje, a antiga residência é aberta à visitação e abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi que tem como objetivo promover e divulgar arquitetura, design, urbanismo e arte popular brasileira, além de manter vivo o pensamento e obra do casal no cenário cultural brasileiro.

Com a construção de ciclovias e ciclofaixas, conhecer São Paulo de bicicleta se tornou uma ótima e saudável opção para escapar do trânsito pesado da capital. Uma das alternativas para curtir é o Bike Tour SP. O passeio gratuito é formado por um grupo com 10 pessoas que vai pedalando acompanhado por dois monitores e equipados com um sistema de áudio acoplado ao capacete – o Audiotour.

Por meio do Audiotour, os participantes escutam informações e curiosidades sobre os pontos turísticos visitados, nos idiomas Português e Inglês. O percurso tem duração média de 1h15. Bicicletas, coletes e equipamentos de segurança são fornecidos pelo projeto, que conta com seis roteiros: Centro Velho, Centro Novo, Av. Paulista, Parque Ibirapuera, Faria Lima e Vila Madalena.

O Mosteiro de São Bento atrai visitantes independente da religião. O passeio mais procurado no local são as missas com cantos gregorianos acompanhados por um grande órgão de seis mil tubos. O prédio histórico, erguido no período de 1910 a 1922, conta com um relógio externo considerado o mais preciso de São Paulo e também impressiona os visitantes.

Outra atração é a lojinha com pães, bolos, doces, biscoitos e geléias feitas pelos próprios monges e cujas receitas, seculares, estão guardadas no arquivo da abadia. Em frente ao mosteiro está o tradicional Café Girondino, muito procurado pelos turistas graças ao ambiente que lembra os mais refinados cafés europeus.

Fonte: Ministério do Turismo e Prefeitura de São Paulo