Portal Brasil

Círio de Nazaré deve reunir 2 milhões de pessoas

A procissão mais aguardada é a de domingo (dia 11), após a tradicional missa na Catedral de Belém


por Portal Brasil


publicado:
08/10/2015 18h48


última modificação:
08/10/2015 18h48

Considerada a maior manifestação católica do Brasil e uma das mais simbólicas do mundo, o Círio de Nazaré ocorre na cidade de Belém no próximo domingo, 11 de outubro. Todos os anos, cerca de 2 milhões de romeiros seguem a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, em uma caminhada de fé pelas ruas da capital do estado do Pará

Devotos atribuem à santa diferentes milagres, o que atrai para o evento participantes de todo o País. A quadra Nazarena, que abrange todas as manifestações de devoção ao Círio, é composta por 12 romarias. A procissão mais aguardada é a de domingo (dia 11), que tem início às 6h30, após a tradicional missa na Catedral de Belém, no Largo da Sé. O percurso, que leva a imagem peregrina até a Praça Santuário de Nazaré, tem 3,6 quilômetros.

Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisadora do Círio de Nazaré, Regina Alves explica que a devoção à Nossa Senhora é influencia da colonização portuguesa. Reza a tradição que a imagem original da santa, esculpida por São José, teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano 361, e ficado escondida em Portugal.

As origens do Círio,  em Belém, remete a 1700, quando um homem chamado Plácido de Sousa teria encontrado uma imagem da virgem às margens do igarapé Murutucu, perto de onde hoje fica a Basílica de Nazaré, na capital paraense. Plácido levou a imagem para casa. No dia seguinte, ela foi encontrada no mesmo igarapé de onde havia sido retirada. Isso se repetiu por alguns dias, até que o homem entendeu que a santa queria ficar naquele lugar onde tinha sido encontrada. “Ela ganhou ali um local de culto, onde hoje fica a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré”, explica Regina Alves.

Com o tempo, as mobilizações religiosas ganharam força e, quase um século depois, após uma autorização papal, foi realizada a primeira romaria oficial do Círio, em 8 de setembro de 1793. “Cerca de 10 mil pessoas participaram, praticamente toda a população da cidade na época”, diz a professora.

Desde 1971, a Virgem de Nazaré é considerada pelos católicos como padroeira do Pará e rainha da Amazônia. Em 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural de natureza imaterial. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2013.

Para conferir a programação do Círio, visite: www.ciriodenazare.com.br

Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil e EBC