Portal Brasil

Concurso premiará aplicativos que facilitem a vida do cidadão

A segunda edição do Concurso INOVApps, lançada em julho deste ano, recebeu 935 inscrições


por Portal Brasil


publicado:
16/10/2015 00h00


última modificação:
19/10/2015 13h34

O Ministério das Comunicações avalia 529 projetos habilitados no 2º Concurso de Aplicativos e Jogos Eletrônicos (Inovapps). Nesta quinta-feira (15), uma equipe de 13 pessoas se debruçou sobre projetos, para escolher os melhores projetos. A segunda edição do Concurso INOVApps, lançada em julho deste ano, recebeu 935 inscrições.

“Nós estamos conseguindo executar o que foi proposto inicialmente, que é ter uma visão das pastas relacionadas aos temas dos aplicativos para mensurar se ele vai fazer a diferença na vida do cidadão”, explica a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria-Executiva do MC, Wanessa Queiroz.

Os jurados se reuniram em três grupos para examinar blocos com cerca de 170 projetos. Compõem o grupo representes dos ministérios das Comunicações (MC), Cidades e Educação, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Critério

Nesta nova etapa do processo de seleção do Inovapps, após uma leitura do resumo dos aplicativos, os avaliadores discutiram o grau de utilidade pública dos projetos. “Baseado nesse critério, nós apontamos os pontos positivos e negativos de cada aplicativo e damos uma nota”, esclarece Sissi Alves, representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Após esse processo, os dispositivos ainda serão submetidos a uma nova avaliação, desta vez por uma equipe da Universidade de Brasília, que analisará aspectos técnicos, como interface e a interação com o usuário. O resultado final deverá ser divulgado no próximo dia 27 de outubro.

Os cem melhores projetos serão premiados com R$ 5 mil cada, totalizando R$ 5 milhões em premiação. Além disso, os aplicativos serão disponibilizados para os usuários dos principais sistemas operacionais que rodam nos smartphones.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Comunicações