Portal Brasil

Produtores podem quitar débitos do Pronaf até 30 de dezembro

Enquadrados nos grupos “A” e “A/C” que não conseguiram quitar o financiamento podem renegociar a dívida até o fim do ano


por Portal Brasil


publicado:
20/10/2015 19h57


última modificação:
20/10/2015 19h57

Produtores rurais assentados do Estado de Goiás podem contar com uma facilidade para quitar dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Aqueles enquadrados nos grupos “A” e “A/C” e que não conseguiram quitar o financiamento podem renegociar a sua dívida até o dia 30 de dezembro, e pagando agora apenas 30% do valor total. 

A possibilidade deu chance ao assentado Joaquim Paulo Gonçalves, 54 ano, de pagar as prestações e a dívida, depois de ter ficado doente. O crédito foi contratado para o início da produção, há 16 anos. “Antes de ser assentado eu vivia trabalhando como boia-fria, mas sempre com aquele sonho de conseguir o meu pedaço de terra”, conta. Foi no Projeto de Assentamento Lagoa das Pedras, em Cabeceiras (GO), a 140 quilômetros de Brasília, que o desejo de Joaquim virou realidade.

Ele e a família começaram a criar gados e porcos, além de produzir feijão. Mas quando ele adoeceu e a lavoura não vingou, os planos do produtor começaram a desandar. “Eu não dei conta de arrumar as minhas coisas e tudo parou. Ficaram três parcelas sem pagamento e o meu nome ficou sujo”, afirma.

O recomeço na família de Joaquim chegou com a possibilidade de renegociar a dívida, com desconto de 80%. “Quando eu fiquei sabendo desse plano do governo, corri atrás do banco e paguei R$ 1,8 mil para quitar tudo”, explica.

Hoje, com o nome limpo, o assentado já tem novas expectativas para a propriedade de 25 hectares. “Agora eu quero, se Deus abençoar, plantar, colher e vender em meu próprio nome, coisa que eu não podia fazer antes. Quem está com nome limpo nasce de novo, para começar de novo, lutar de novo”.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário