Portal Brasil

Confins recebe roadshow de planejamento aéreo para os Jogos Rio 2016

Visita técnica confirmou que o aeroporto está preparado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos


por Portal Brasil


publicado:
20/04/2016 13h00


última modificação:
22/04/2016 12h55

O segundo road show de planejamento do setor aéreo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi promovido pelo governo federal, nesta terça-feira (19), no aeroporto de Belo Horizonte/Confins (MG), 

O cronograma de visitas técnicas contempla as seis capitais do futebol do megaevento esportivo – Manaus (AM), visitada no último dia 31; Brasília (DF); Salvador (BA); São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). A ação tem por objetivo reforçar o alinhamento das autoridades aeroportuárias envolvidas na operação especial da aviação brasileira para a Rio 2016.

A visita técnica, liderada pelo Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), confirmou que o aeroporto está preparado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Segundo Thiago Meirelles, coordenador do CTOE, “com a confirmação das seleções que jogarão no Mineirão, torna-se ainda mais necessário o alinhamento com as autoridades aeroportuárias locais”, afirma.

Meirelles destaca que a delegação dos Estados Unidos, uma das maiores do mundo, deve reforçar a demanda por serviços aeroportuários na capital mineira. Ao todo, a delegação norte-americana deve trazer para o Brasil mais de mil pessoas, incluindo 575 atletas que disputarão diversas modalidades nos Jogos Rio 2016, além de membros das comissões técnicas e equipes de apoio.

Ao todo, 39 aeroportos participam do planejamento do setor aéreo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que devem trazer ao Brasil delegações de 206 países e mais de cem chefes de Estado.

Cerca de 2,2 mil controladores de voo já receberam treinamento específico para administração do fluxo da aviação durante o evento e mais de 1 mil vagas extras serão criadas nos pátios dos terminais para estacionamento de aeronaves no período.

Eventos-teste

A análise de procedimentos de chegada e partida de atletas vem sendo monitorada pelo governo federal dentro do calendário de testes do Comitê Rio 2016.

Dos 45 eventos do programa “Aquece Rio” de preparação para os Jogos Olímpicos, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República selecionou sete para testar oficialmente os aeroportos: remo (realizado em agosto), bocha (realizada em novembro), rúgbi em cadeira de rodas e saltos ornamentais (realizado em fevereiro), pentatlo moderno (realizado em março) e ginástica e tiro esportivo (realizados em abril).

A SAC coordena, ainda, a realização de simulados de acessibilidade aeroportuária com foco no atendimento a Passageiros com Necessidade de Atendimento Especial. O objetivo é testar as operações de embarque e desembarque, fluxos aeroportuários e a infraestrutura dos principais terminais envolvidos na operação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Durante os Jogos, o governo federal vai monitorar toda a operação a partir de uma sala de comando e controle integrados, instalada dentro do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), pertencente ao Comando da Aeronáutica e subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro (RJ).

Manual de Planejamento

Em setembro de 2015, a Secretaria de Aviação da Presidência da República lançou o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil – Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cartilha técnica para padronizar a operação dos 39 aeroportos (entre prioritários, monitorados e de apoio) que atenderão à principal demanda do megaevento esportivo.

“A experiência que o Brasil e nossas instituições ganharam realizando grandes eventos como Rio+20, Copa do Mundo e Jornada Mundial da Juventude está consolidada nesse documento. O manual deriva de um planejamento integrado dos órgãos do setor na Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), e a troca rápida de informações entre os órgãos é o segredo para o sucesso”, avalia o ministro interino da Aviação, Guilherme Ramalho.

Fonte: Portal Brasil, com informações da SAC/PR