Portal Brasil

Confira a programação cultural para celebrar o Dia da Consciência Negra

Fundação Palmares apoia atrações de cultura afro em Alagoas, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco


por Portal Brasil


publicado:
19/11/2016 12h19


última modificação:
20/11/2016 15h48

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20), a Fundação Cultural Palmares oferece uma programação voltada para a valorização da cultura negra.

Na cidade União dos Palmares (AL), onde viveu Zumbi, as atividades começam às 7h e seguem até as 17h no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. Na Praça Brasiliano Sarmento, estão previstos shows de reggae, rock, samba e MPB, das 18h às 22h20.

Já em Maceió, na Casa de Jorge de Lima, às 20h, haverá uma apresentação do espetáculo Projeção Mapeada  Narrativas em Movimento. No Teatro Linda Mascarenhas estará aberta, das 8h30 às 17h, a exposição “Lelia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história”. O Parque Shopping Maceió recebe as exposições fotográficas “Raízes”, “História da Enfermagem Brasileira: A Contribuição Afrodescendente” e “Pretas, a beleza na cor”, além de apresentar os vídeos da campanha “Filhos do Brasil”, do governo federal.

Outros estados

A Fundação Palmares também apoia a realização do Circuito Cultural de Dança Afro-Brasileira, que leva apresentações de danças, aulas e workshops gratuitos ao Plano Piloto de Brasília e a 14 regiões administrativas do Distrito Federal. A ideia do circuito é dar ao público a oportunidade de ter contato com a diversidade cultural da cidade e promover o resgate histórico das danças de matriz africana.

Em Petrópois, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (21) vão ocorrer apresentações de dança das 17h às 21h30 na Casa de Cláudio de Souza. Em Florianópolis (SC), foi inagurada a exposição “Vozes que pulsam – Memória e cultura afro-brasileira em Santa Catarina”, também disponível ao público.

O Museu da Abolição (MAB/Ibram), em Recife (PE), também preparou atividades para celebrar a data: ações de formação, lançamento de livro, campanha virtual, encontros com representantes de terreiros e coletivos afro-brasileiros, música, oficinas, poesia e a abertura de exposição. Mais informações na rede social do museu.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura