Portal Brasil

Rio de Janeiro sedia 49º Campeonato Mundial de Orientação

Cerca de 280 pessoas participam da competição, entre chefes de missão, atletas e integrantes das comissões técnicas


por Portal Brasil


publicado:
10/11/2016 14h28


última modificação:
10/11/2016 15h17

O Rio de Janeiro será palco de mais um grande evento esportivo mundial. Entre 17 e 23 de novembro, 26 países disputam o 49º Campeonato Mundial de Orientação.

Coordenado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), do Ministério da Defesa, o Mundial terá como sede a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (Baenspa).

Aproximadamente 280 pessoas participam da competição, entre chefes de missão, atletas e integrantes das comissões técnicas. Desse total, 206 são atletas militares, sendo 151 homens e 55 mulheres. A delegação brasileira é composta por 11 desportistas, tendo sete representantes masculinos e quatro femininos.

O almirante Paulo Zuccaro, diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa e chefe da delegação brasileira para o CISM ressalta que todos os esportes têm grande afinidade com a atividade militar.

“Costumamos dizer que o esporte imita o combate, mas certamente a orientação é uma das modalidades em que esta similaridade se encontra mais evidenciada”, disse.

O campeonato ocorre na Região dos Lagos. Em São Pedro da Aldeia, a Base Aérea Naval vai acomodar todas as equipes e sediar cerimônias de abertura e encerramento, além do congresso técnico.

No município de Rio das Ostras, será realizada a prova de percurso médio (5km), em 19 de novembro, e a prova de percurso longo (14 km), no dia 20. A prova de revezamento urbano acontecerá no dia 22, em Búzios.

Os países inscritos são Emirados Árabes Unidos, Áustria, Noruega, Suíça, Venezuela, Alemanha, Geórgia, Equador, Turquia, Bélgica, Polônia, Estônia, França, Lituânia, Rússia, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Chile, China, Letônia, Brasil, Eslovênia e Uruguai.

A equipe brasileira participa das três provas do campeonato. O time é composto por militares de carreira e temporários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Todos integram o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa e possuem no currículo participação em outros campeonatos mundiais, incluindo os Jogos Mundiais Militares.

Esta é a quinta vez em que o Brasil sedia o Campeonato Mundial Militar de Orientação. Por duas vezes, ele foi realizado no Paraná, em 1983 e 2006, com a participação de nove e 27 países, respectivamente.

Outra edição ocorreu em Brasília, em 1992, quando 12 nações foram inscritas, e a última realização em solo brasileiro foi no Rio de Janeiro, em 2011, quando 28 países participaram.

Como funciona

Tendo a natureza como campo de esporte, a orientação requer, entre as habilidades necessárias, a interpretação precisa do mapa, a avaliação e a escolha da rota, o uso da bússola, a concentração sob tensão, a tomada rápida de decisões, a corrida em terreno natural e o controle da distância percorrida.

O objetivo da competição é passar por todos os pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio do mapa e da bússola. Quanto mais acidentado o terreno, maior o desafio.

No Mundial, cada país deve inscrever, no masculino, até sete atletas, sendo que os quatro melhores tempos em cada prova são os que pontuam para a equipe. Já na prova feminina, podem ser inscritas até quatro atletas e os três melhores tempos pontuam.

Mais informações no site oficial do 49º Campeonato Mundial de Orientação.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa