Portal Brasil

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado desta quarta-feira (12)

Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) permanecerão disponíveis para a população no período durante o feriado


por Portal Brasil


publicado:
12/10/2016 09h08


última modificação:
13/10/2016 15h41

Nesta quarta-feira (12), é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida e das crianças. Durante a data, que é estabelecida como feriado nacional, alguns serviços e centros comerciais podem não estar disponíveis ao público ou ter horário de funcionamento diferenciados. 

O Ministério da Saúde informa que os serviços públicos de saúde com funcionamento 24 horas, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de Pronto Socorro (PS), permanecerão disponíveis para a população durante o período.

Segundo a pasta, os demais hospitais e postos da rede pública de saúde, que não prestam atendimento durante o dia e à noite, de modo integral, funcionarão de acordo com a decisão dos gestores responsáveis por cada unidade. A ação está de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Quem precisar utilizar os serviços dos Correios, durante o feriado, deverá aguardar até a quinta-feira (13) ou verificar, por estado, se haverá alguma agência aberta. De acordo com os Correios, a maioria das unidades de atendimento estará fechada. Porém, a determinação de funcionamento fica a critério das entidades de cada estado.  

As escolas da rede pública de ensino, no País, não devem abrir as portas nesta quarta-feira (12). O feriado nacional não é considerado um dia letivo e não interfere o calendário escolar anual.

Comércio e entretenimento

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências bancárias não irão abrir no período. Porém, os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone, estarão disponíveis para a realização de transações financeiras. 

A entidade informa, ainda, que os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone etc.) com data de vencimento para o dia 12 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 13. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). 

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, apenas os serviços disponibilizados nas praças de alimentação e de entretenimento devem funcionar nos shoppings do País, com atendimentos entre 14h e 20h no feriado.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Correios, Febraban e Associação Brasileira de Lojistas de Shopping