Portal Brasil

Confira os cursos disponíveis na área da saúde

Capacitações como a de manejo clínico da dengue e de atendimento às pessoas coinfectadas por TB-HIV terminam as inscrições nesta semana


por Portal Brasil


publicado:
14/11/2016 15h53


última modificação:
15/11/2016 12h13

A semana que começa traz uma série de cursos e oportunidades na área de saúde. Já nesta segunda-feira (14), acaba o prazo para participar da Consulta Pública da Anvisa, que discute as drogas vegetais e derivados. Até domingo (20), ainda é possível se inscrever em mais uma edição do curso de Atenção à Pessoa Idosa da UNA-SUS. 

Confira abaixo essas e outras oportunidades:

Consulta Pública discute drogas vegetais e derivados

A Anvisa abriu a Consulta Pública 241 que propõe a revisão das monografias de plantas medicinais e derivados na 5ª edição da Farmacopeia Brasileira, que tem atualmente 58 teses vigentes. Os interessados devem enviar as sugestões para a Consulta Pública 241 até 14 de novembro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. A Anvisa analisará as contribuições e, ao final, publicará o resultado da Consulta Pública no portal da Agência.

Seleção para Residência Médica 2017

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), lançou o edital de seleção para Programas de Residência Médica desenvolvidos em hospitais, atenção primária e outros cenários de prática da SES-DF, com duração de até cinco anos de especialização. As inscrições vão até 15 de novembro. São 62 Programas de Residência Médica entre especialidades de acesso direto, com exigência de pré-requisito e referentes aos anos opcionais em áreas de atuação. Especialização em acupuntura, anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, dermatologia, genética médica, infectologia, medicina de família e comunidade, medicina do trabalho, estão entre os vários programas oferecidos.

Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de 260 vagas para o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade ofertado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esta é a primeira oferta da UFPI, na modalidade a distância, como integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As inscrições devem ser realizadas até 16 de novembro, na secretaria da UNA-SUS/UFPI, situada no Campus Ministro Petrônio Portela, S/N, bairro Ininga, Teresina (PI), ou nos polos de apoio presencial, constantes no Edital.

Curso de Manejo Clínico da Dengue

A UNA-SUS lançou nova oferta do curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue. Aberto para profissionais de saúde de todo Brasil, o curso é livre, gratuito, autoinstrucional e utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem. O curso tem como objetivo familiarizar os discentes com as recomendações atuais do Ministério da Saúde no que tange ao manejo clínico da doença. A partir da análise de oito casos clínicos, os alunos poderão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias e avaliar qual seria a melhor forma de tratamento para cada paciente. No conteúdo também são abordados os principais diferenciais entre Dengue e Chikungunya. As inscrições podem ser realizadas até 20 de novembro.

Curso de Atenção à Pessoa Idosa

A Secretaria Executiva, da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS), e a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS/MS), do Ministério da Saúde, lançaram o curso de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. O objetivo é capacitar os profissionais de nível superior para o atendimento integral à população com 60 anos ou mais. A capacitação tem carga horária de 55 horas e faz parte do Programa de Qualificação da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Os interessados também podem se matricular até o dia 20 de novembro.

Capacitação para atendimento às pessoas coinfectadas por TB-HIV

Profissionais de saúde interessados no tratamento da coinfecção Tuberculose e HIV já podem se inscrever no novo curso da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). A capacitação Organização de serviços para o atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV está com inscrições abertas até 20 de novembro. Quando o organismo sofre com duas ou mais doenças ao mesmo tempo o manejo pode ser mais delicado. Em soropositivos, as coinfecções dificultam o tratamento, pois debilitam ainda mais a saúde do paciente. A coinfecção TB-HIV ainda é uma condição que causa grande impacto na mortalidade de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), pois estão mais propensas a desenvolver tuberculose ativa do que a população em geral.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog da Saúde