Portal Brasil

Conheça o perfil dos novos ministros do governo Temer

O presidente interino Michel Temer empossou, na tarde desta quinta-feira (12), os 23 novos ministros do governo federal. Conheça o perfil dos chefes das pastas: 

 

 

Henrique Meirelles – Ministério da Fazenda

Henrique Meirelles, 70, é de Anápolis (GO). Cursou Engenharia Civil na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, e tem MBA em Administração pelo Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi presidente do Banco Central de janeiro de 2003 a novembro de 2010. Antes de assumir o BC, Meirelles foi presidente mundial do BankBoston. Ele iniciou suas atividades no Banco de Boston em 1974 e se tornou presidente da instituição no Brasil em 1984. Também já integrou o conselho da Harvard Kennedy School of Government e da Sloan School of Management do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Em 2002, foi eleito deputado federal, cargo do qual abdicou para comandar o Banco Central.

 

Romero Jucá – Ministério do Planejamento

Romero Jucá, 61, nasceu em Recife (PE). Formou-se em Economia na Universidade Católica de Pernambuco e fez pós-graduação em Engenharia Econômica. Iniciou sua carreira política em Pernambuco, como diretor da Secretaria de Educação do Estado. Em 1986, chegou à presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) e, dois anos mais tarde, foi indicado pelo então presidente José Sarney para ser governador biônico do território de Roraima. Em 1994, foi eleito senador pela primeira vez. Jucá foi reeleito para outros dois mandatos consecutivos, em 2002 e 2010.

 

Eliseu Padilha – Casa Civil

Eliseu Padilha, 70, é natural de Canela (RS). Formou-se em Direito pela Unisinos, em 1973, fez pós-graduação em Direitos Reais e pós-graduação em Direito Político na mesma universidade. Em 1986, ingressou no mestrado em Filosofia pela PUC, em Porto Alegre.

Em 1966, foi um dos fundadores do MDB, sendo eleito secretário-geral do partido, ainda em Canela. Já no PMDB, elegeu-se prefeito de Tramandaí, em 1988. Em 1992, foi eleito presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Elegeu-se deputado federal por três vezes: 1994, 2002 (o mais votado do Estado) e 2006. Em 1995, assumiu o cargo de secretário de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do governo do RS. Mais adiante, foi ministro dos Transportes, entre 1997 e 2001. Em dezembro de 2014, Padilha assumiu o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, onde ficou por um ano.

 

Geddel Vieira Lima – Secretaria de Governo

Geddel Vieira Lima, 57, nasceu em Salvador (BA) e é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB). Foi eleito pela primeira vez aos 31 anos, para o cargo de deputado federal, em 1992. Desde então, foi reeleito para mais quatro mandatos. Em 1997, foi líder da bancada do PMDB na Câmara. Em 2006, assumiu a vaga de ministro da Integração Nacional e permaneceu no cargo por 3 anos.

 

Blairo Maggi – Ministério da Agricultura

Blairo Maggi, 59 anos, é natural de São Miguel do Iguaçu (PR). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, ocupou o cargo de senador, pela primeira vez, quando substituiu por quatro meses, o senador Jonas Pinheiro (morto em 2008). Ex-governador do Mato Grosso por dois mandatos consecutivos (2003-2010), o empresário é ligado à agricultura, área em que atua na cultura de soja e de outros grãos, desde a década de 1970, quando fundou a empresa Sementes Maggi. Em 2010, Maggi foi eleito pela revista de finanças norte-americana Forbes como o 62º líder mais influente do mundo.

 

Maurício Quintella – Ministério dos Transportes

Maurício Quintella Lessa, 45, nasceu em Maceió (AL). É formado em Direito e, antes de ingressar na vida política, foi técnico judiciário do Tribunal Regional do Trabalho de Maceió. Está em seu quarto mandato como deputado federal. Foi vereador em Maceió (AL) por duas vezes. Entre 2003 e 2005, licenciou-se para se tornar secretário extraordinário regional metropolitano de Alagoas. Também já foi secretário municipal e estadual de Educação.

 

Ricardo Barros – Ministério da Saúde

Ricardo Barros, 56, nasceu em Maringá (PR). Formou-se em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com 29 anos, Ricardo Barros venceu a primeira eleição que disputou, tornando-se o mais jovem prefeito da história de Maringá (1988). Está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Também já foi secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná.

 

Osmar Terra – Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

Osmar Terra, 66, é natural de Porto Alegre (RS). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem especialização em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília. Já foi secretário Estadual de Sáude do Rio Grande do Sul e prefeito de Santa Rosa. Foi deputado federal pelo PMDB nas três legislaturas anteriores (1999-2003/ 2003-2007/ 2007-2011). Também foi superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (1986-1988).

 

Mendonça Filho – Ministério da Educação e Cultura

José Mendonça Bezerra Filho, 49, nasceu em Recife (PE), é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fez o curso de Gestão Pública pela Kennedy School, Escola de Governo da Universidade de Harvard (EUA). Começou a vida pública aos 20 anos, sendo, nas eleições de 1986, o deputado estadual mais novo eleito no País. Foi duas vezes deputado estadual, secretário de Estado, deputado federal (1995/1998), além de vice-governador do Estado de Pernambuco nas duas gestões do governador Jarbas Vasconcelos (1999-2002/ 2002-2006). Atualmente, exercia mandato de deputado federal por Pernambuco.

 

José Serra – Ministério das Relações Exteriores

José Serra, 74, é natural de São Paulo (SP), onde cursou Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado na Escola de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Chile (Escolatina) e tem mestrado e doutorado em Ciências Econômicas na Universidade de Cornell (Estados Unidos).

Já foi deputado federal (1987-1991/1991-1995), senador (1995-2003), secretário de Planejamento de São Paulo (1983-1986), ministro do Planejamento (1995-1996), ministro da Saúde (1998-2002), prefeito de São Paulo (2005-2006) e governador de São Paulo (2007-2010).

 

Bruno Araújo – Ministério das Cidades

Bruno Araújo, 44, é natural de Recife (PE). Formado pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Araújo atua desde muito cedo na cena política pernambucana. Foi eleito duas vezes deputado estadual. Está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Pernambuco.

 

Gilberto Kassab – Ministério Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Gilberto Kassab, 55, natural de São Paulo (SP), é graduado em Economia e Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Deputado federal por dois mandatos (1999-2002 e 2003-2005), foi também vereador na capital paulista, deputado estadual e secretário municipal de Planejamento.

Kassab foi vice-prefeito (2005-2006) e a seguir prefeito da cidade de São Paulo, entre 2006 e 2012 – sendo aquele que ocupou o cargo por mais tempo em mandatos de eleição direta.

 

Alexandre de Moraes – Ministério da Justiça e Cidadania

Alexandre de Moraes, 48, nasceu em São Paulo (SP). É formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), onde também obteve os títulos de Doutor em Direito do Estado, em 2000, e de livre-docente em Direito Constitucional, em 2001. Além de advogado, é consultor jurídico, professor universitário e, mais recentemente, secretário de Estado da Segurança Pública do governo de São Paulo.

 

Sarney Filho – Ministério do Meio Ambiente

José Sarney Filho, 58, nasceu em São Luís (MA) e é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Está em seu oitavo mandato como deputado federal. Antes, foi deputado estadual em seu estado por uma legislatura (1979-1983). Ele foi ministro do Meio Ambiente no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso (1999-2002) e atualmente é membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama-MMA) e do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).

 

Ronaldo Nogueira – Ministério do Trabalho

Ronaldo Nogueira, 50, é natural de Carazinho (RS), formado em Administração de Empresas e especialista em Gestão Pública. Já foi vereador, secretário de Habitação e Assistência Social e secretário de Obras e Serviços Urbanos de Carazinho. Também exerceu o cargo de diretor do Departamento de Transportes do Estado do Rio Grande do Sul, diretor da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e está no segundo mandato como deputado federal do seu Estado.

 

Leonardo Picciani – Ministério do Esporte

Leonardo Picciani, 36, nasceu em Nilópolis (RJ). Formando em Direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM), conquistou o primeiro mandato eletivo de deputado federal em 2002, com apenas 23 anos. Está no seu quarto mandato pelo Estado do Rio de Janeiro.

 

Marcos Pereira – Ministério de Indústria, Comércio e Serviços

Marcos Pereira, 44, nasceu em Linhares (ES), é graduado em direito pela Universidade Paulista e fez especialização em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Empresário do setor de comunicações e contabilidade, é também presidente nacional do PRB.

 

Henrique Eduardo Alves – Ministério do Turismo

Henrique Eduardo Alves, 67, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi deputado federal por 11 mandatos consecutivos pelo Rio Grande do Norte e presidente da Câmara dos Deputados de 2013 a 2015. Foi o ministro do turismo de 16 de abril de 2015 a 28 de março de 2016.

 

Sérgio Etchegoyen – Gabinete de Segurança Institucional

Sérgio Etchegoyen , 64, natural de Cruz Alta (RS). Ingressou nas fileiras do Exército em 1º de março de 1971, na Academia Militar das Agulhas Negras, sendo declarado Aspirante a Oficial de Cavalaria em 17 de dezembro de 1974.  Como oficial-general comandou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de 2005 e 2006; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, de 2007 a 2009; a 3ª Divisão de Exército – Divisão Encouraçada, de 2011 a 2012. Foi Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa e Chefe do Núcleo de Implantação da Estratégia Nacional de Defesa de 2009 a 2011.

Fabiano Augusto Martins Silveira – Ministro de Transparência, Fiscalização e Controle

Fabiano Augusto Martins Silveira, 41, é natural de Belo Horizonte (MG). Bacharel em Direito (UFMG), Mestre em Ciências Penais (UFMG); foi Professor Substituto da Faculdade de Direito da UFMG, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Assessor Jurídico da Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

 

Raul Jungmann (PPS) – Ministro da Defesa

Raul Jungmann, 64, nasceu em Recife (PE). Foi ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Fernando Henrique Cardoso e exerce, atualmente, o mandato de deputado federal por Pernambuco. Já foi conselheiro da Light S.A., conselheiro da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de São Paulo (Prodam), além de president do Ibama e do Incra.

 

Fernando Filho – Ministério de Minas e Energia

Fernando Coelho Filho, 32, é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.  Em 2011, iniciou o segundo mandato na Câmara dos Deputados. A primeira candidatura foi em 2006, aos 22 anos. Atualmente, cursa MBA em administração de empresas com ênfase em gestão pela Fundação Getúlio Vargas.

Helder Barbalho – Ministério da Integração Nacional

Helder Barbalho, 37, é formado em administração pela Universidade da Amazônia (Unama). O primeiro cargo eletivo de Helder foi como vereador de Ananindeua (PA), em 2000. Exerceu o cargo de prefeito de Ananindeua (2005–2008), tendo assumido com 25 anos, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Em 2008, foi reeleito. Também foi secretário da Secretaria da Pesca e Aquicultura e ministro da Secretaria de Portos. 

Fonte:

Portal Brasil