Portal Brasil

Conselho Nacional de Assistência Social autoriza expansão do Criança Feliz


por Portal Brasil


publicado:
19/05/2017 19h45


última modificação:
19/05/2017 19h45

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) autorizou, nesta-sexta-feira (19), a expansão da Programa Criança Feliz, com a adesão de novos municípios. O processo será gradual e deverá atender à disponibilidade orçamentária, informa o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. 

A diretora de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Renata Ferreira, defendeu o interesse dos municípios que perderam o prazo e querem aderir ao programa. “A aprovação do conselho de universalizar a cobertura do Criança Feliz vai possibilitar que municípios de grande porte sejam inseridos no programa”, destacou. A primeira etapa de adesão foi encerrada em fevereiro deste ano. 

Para a conselheira do CNAS e representante do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Célia Melo, a expansão vem atender à solicitação dos municípios e estados. “Os próprios gestores municipais e estaduais estavam reivindicando essa ampliação, tendo em vista a quantidade de crianças neste ciclo de vida nos municípios”.

Primeira infância 

Em todo o País, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. Coordenado pela pasta, o programa vai promover o desenvolvimento integral infantil. A iniciativa prioriza as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos. A ciência demonstra que o período que vai da gestação até os três anos de idade é o mais importante para o desenvolvimento humano. Crianças bem cuidadas nesta fase são mais inteligentes, chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais, são menos violentas e têm mais chances de vencer o clico da pobreza.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário