Portal Brasil

Consulta pública reúne sugestões para estratégia digital


por Portal Brasil


publicado:
01/08/2017 16h28


última modificação:
01/08/2017 16h28

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou a consulta pública da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. O documento vai reunir as diretrizes para a digitalização da economia brasileira nos próximos anos. A consulta ficará aberta por 30 dias, e a versão final será encaminhada à Presidência da República.

A iniciativa pretende ampliar diversas iniciativas do governo federal em torno da digitalização da economia e da sociedade. O objetivo é criar um ambiente habilitador para impactos transformadores na agricultura, comércio, finanças, indústria e serviços de transportes e logística, por meio do avanço da digitalização dos processos produtivos. 

Para tanto, o projeto prevê melhorias na infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e a dimensão internacional. Também deve ser desenvolvida uma economia baseada em dados; um mundo de dispositivos conectados; novos modelos de negócio; e transformação digital da cidadania e de governo.

O texto-base destaca a tendência de as tecnologias digitais ocuparem cada vez mais espaço na vida cotidiana. “Elas estão em casa, no trabalho, nas escolas, nos meios de comunicação e nas relações sociais. Para que o Brasil possa tirar pleno proveito da revolução digital, colhendo todos os benefícios que a sociedade da informação e do conhecimento tem a oferecer, a economia nacional deve se transformar, com dinamismo, competitividade e inclusão, absorvendo a digitalização em seus processos, valores e conhecimento.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações