Portal Brasil

Controle de fronteiras e aeroportos intensificam segurança no País

Ação da Polícia Federal contra suspeitos de planejar atentados durante os Jogos Olímpicos também demonstra a eficiência dos agentes de segurança do Brasil


publicado:
20/08/2016 10h03


última modificação:
20/08/2016 10h03

Dos 17 mil quilômetros de fronteiras secas do Brasil, boa parte serve como trânsito para ações delituosas. Para garantir a segurança do País, em especial durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o governo do presidente em exercício, Michel Temer, apresentou uma série de medidas para a defesa nacional em seus primeiros 100 dias. Confira as principais:

Governo cria Comitê de Coordenação e Controle de Fronteiras para combater tráfico de drogas e armas: A iniciativa busca unificar o comando das operações de segurança e otimizar recursos e planejamentos logísticos para atuar nos cerca de 17 mil quilômetros de área que faz fronteiras com o País. O núcleo é formado por representantes dos Ministérios da Defesa, Justiça e Cidadania e Relações Exteriores, além de contar com o apoio da Polícia Federal, Receita Federal, Abin e Forças Armadas.

Brasil e Paraguai impedem produção e tráfico de drogas na região de fronteira: Uma operação de 12 dias da Polícia Federal do Brasil e do governo paraguaio resultou na destruição de 162 hectares de cultivo de maconha, além da queimada de 67 mil quilos da planta que estavam prontos para comercialização na fronteira entre os dois países. A ação conjunta resultou em U$ 16 milhões a menos destinados ao narcotráfico da região.

Com 12 mil militares, Operação Ágata apreende armas, drogas e munição nas fronteiras do País: Em outra operação de destaque, militares das Forças Armadas atuaram por dez dias ao longo de 16.886 quilômetros de fronteiras, desde Roraima ao Rio Grande do Sul. A operação resultou na apreensão de mercadorias avaliadas em R$ 687 mil, além de 168 armas e 22.865 munições, 11 toneladas de maconha, 123 kg de cocaína, entre outros produtos ilegais.

Normas de segurança estão mais rigorosas nos aeroportos do PaísOs novos procedimentos seguem o padrão internacional de segurança. A ação de fiscalização inclui revista de passageiros antes de seguirem para as áreas de embarque, pista e aeronaves, bem como inspeção de bagagens de mão.

Criado núcleo de combate à corrupção e criminalidade violenta: O Ministério da Justiça criou em julho o Núcleo Permanente de Combate à Corrupção e Criminalidade Violenta. Caberá ao grupo propor cooperação técnica com órgãos encarregados da prevenção e do combate à corrupção, otimizando a troca de informações, apoio técnico e operacional. O núcleo atuará em conjunto com a sociedade civil e órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Ministério Público.

Reconhecimento facial começa a ser utilizado no aeroporto de Guarulhos (SP): O novo sistema identifica automaticamente quem apresenta maior risco potencial de estar praticando irregularidades aduaneiras e outras infrações. Isso permite a seleção para uma fiscalização mais aprofundada, sem interferir no fluxo de passagem dos demais passageiros, de acordo com a Receita Federal. O aparelho passou a ser utilizado pela alfândega do aeroporto desde 5 de agosto.

Polícia Federal prende 10 suspeitos de planejar atentado no Brasil: A Operação Hashtag da PF anunciou, em 21 de julho, ter desarticulado uma suposta célula do Estado Islâmico que pretendia realizar ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Dez homens foram detidos.

Ao todo, 130 agentes realizam 19 buscas e apreensões em nove Estados. As investigações começaram em abril. Os presos participavam de grupos nas redes sociais e em aplicativos como WhatsApp e Telegram. Por meio de mensagens, eles manifestavam apoio a atos terroristas.

Tropas das Forças Armadas garantem segurança e ajudam a restabelecer ordem em Natal (RN): Cerca de 1,2 mil homens do Exército e da Marinha foram deslocados no início de agosto para a capital do Rio Grande do Norte após uma onda de ataques a ônibus e a prédios públicos.

Presidente restitui poderes aos comandantes militaresDecreto assinado pelo presidente em exercício, Michel Temer, reconduz à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica atribuições referentes à gestão e comando das tropas. Entre as ações está a possibilidade de promover oficiais a postos superiores e reformar oficiais da ativa e da reserva.

FAB transporta agentes do Mais Médicos e reduz custos com passagens: Para apoiar missões do Ministério da Saúde, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, em 25 Estados, entre os dias 11 e 12 de agosto, 273 profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos. 

A expertise da FAB em transporte logístico aéreo acelera o atendimento à população e diminui o gasto que o governo federal teria se fizesse todo esse transporte por companhias aéreas comerciais.

Fonte: Portal Brasil, com informações dos Ministérios da Defesa, Justiça e Cidadania e Relações Exteriores e Polícia Federal