Portal Brasil

Festival Internacional de curtas metragens chega a São Paulo nesta semana


por Portal Brasil


publicado:
25/08/2016 11h54


última modificação:
25/08/2016 20h56

27ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo começou nesta quarta-feira (24) e vai até o dia 4 de setembro. O evento, realizado na capital paulista, tem como objetivo realizar o intercâmbio entre a produção audiovisual brasileira e internacional. 

Realizado pelo Kinoforum, a atração ocupará seis salas de cinema da cidade: MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, UNIBES Cultural Centro Cultural São Paulo e as unidades CEU Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Paz e São Rafael, do Circuito Spcine. 

A programação conta com a exibição de cerca de 400 filmes de mais de 60 países  divididos entre Mostra Brasil, Mostra Latino Americana e Mostra Internacional  além de programas especiais e atividades paralelas. 

A Mostra Brasil apresenta 49 filmes de 17 Estados brasileiros, contemplando as cinco regiões do País. No Panorama Paulista, foram selecionados 29 títulos da capital e interior do Estado de São Paulo. 

Já na Mostra Cinema em Curso Petrobras participam 20 curtas produzidos em 14 diferentes escolas de audiovisual espalhadas pelo Brasil. Completam a programação brasileira, sessões dedicadas a três iniciativas de educação audiovisual de trajetória consolidada: Oficinas Querô, Nóis na Fita e Oficinas Kinoforum.

Mostra Feminino Plural 

O Festival, que este ano retoma a Mostra Feminino Plural, irá contar ainda com a presença da sueca Ellen Tejle, empreendedora de 32 anos, conhecida por combinar política e direitos humanos com cultura. 

Convidada pelo Coletivo Vermelha e pelo Festival, Ellen Tejle virá a São Paulo pela primeira vez para uma palestra sobre igualdade de gênero no audiovisual. Ela é a criadora da campanha que popularizou o Teste de Bechdel, que indica o índice de participação feminina nas obras de ficção. A palestra acontece no dia 28 de agosto, às 19h, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Ancine