Portal Brasil

Cooperação para compartilhar rede de telefonia pela internet reduzirá gastos do governo


por Portal Brasil


publicado:
14/12/2016 19h53


última modificação:
15/12/2016 16h49

Um acordo de cooperação técnica para estabelecer o compartilhamento de rede de telefonia pela internet foi firmado, nesta quarta-feira (14), entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

Pelo acordo, o MP vai compartilhar a sua rede de telefonia Infovia VoIP – um serviço da Infovia Brasília – com a estrutura de telefonia VoIP da RNP, a Fone@RNP. A iniciativa, prevista para acontecer durante 60 meses, não envolve transferência de recursos e possibilitará que o governo federal reduza os seus custos com chamadas locais e a distância.

“É um passo importante para a Infovia. Nós temos de expandir e aproximar tecnologias que melhorem a gestão e que impactem em um melhor atendimento da população brasileira”, afirma o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti. 

Infovias 

Construída em 2004, a Infovia Brasília é infraestrutura de fibras óticas com o objetivo de fornecer, aos órgãos do governo federal situados em Brasília, um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro. 

A utilização do recurso proporciona significativa redução dos custos de comunicação, além de um ambiente capaz de servir de suporte à implementação das políticas públicas. Atualmente, a Infovia Brasília é utilizada por 90 órgãos em mais de 200 pontos no Distrito Federal. 

“Estar conectado com a Infovia vai beneficiar todas universidades e institutos federais que utilizam a Fone@RNP”, diz Nelson Simões da Silva, diretor-geral da RNP. Somente nesta rede de telefonia VoIP, a previsão de economia para 2016 é de R$ 3 milhões. 

A Fone@RNP inclui instituições de todo o Brasil que participam do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Atualmente, a rede é composta por 280 pontos espalhados pelo País. 

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento