Ao todo, 1.896 famílias participam da cooperativa, dessas, 522 são produtoras de arroz orgânico e estão distribuídas em 12 municípios do estado
por Portal Brasil
publicado:
14/08/2015 17h36
última modificação:
14/08/2015 17h36
Agricultores familiares do Rio Grande do Sul (RS) estão cada vez mais aderindo a cooperativas para expor suas produções e também vender seus produtos.
A Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap), produtora de arroz orgânico é um exemplo. A organização já fechou, este ano, 23 contratos com empresas nacionais e do Exterior, que representam 93% das vendas do empreendimento.
Ao todo, 1.896 famílias participam da cooperativa, dessas, 522 são produtoras de arroz orgânico e estão distribuídas em 12 municípios do Rio Grande do Sul (RS).
Mercado externo
Desde a Feira Biofach Alemanha, que ocorreu em fevereiro, a Cootap ganhou visibilidade por sua produção de arroz orgânico. Mais de 15 mil toneladas já foram vendidas, o equivalente a toda a safra de 2015. Somente para Itália, a cooperativa enviou 500 toneladas neste ano e mil toneladas serão enviadas em 2016.
O coordenador de vendas da Cootap, Nelson Luiz Krupinski, destaca as oportunidades e a motivação dos produtores com a participação na edição 2015 da Biofach Alemanha: “Após a feira, fomos procurados por outras empresas e grupos de países como: Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Peru, Uruguai e Argentina. Estamos em fase de negociação”.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), são lembrados por Nelson por darem projeção à cooperativa. “A Cootap é porta-voz do agricultor e da sociedade que quer consumir alimento com qualidade e de baixo custo”.
O Programa de Aquisição de Alimentos promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Histórico
A Cootap foi fundada em 1996 com o objetivo de prestar serviços aos agricultores na compra coletiva de equipamentos e ferramentas. Naquela época não havia restrição no uso de produtos químicos para a produção.
Os produtores do arroz orgânico da Cootap fazem parte do Grupo Gestor do Arroz Orgânico. Criado em 2001, o grupo visa discutir os problemas da produção e trocar experiências entre os agricultores. O grupo produziu cerca de 400 mil sacas de arroz em 2015. A expectativa é um aumento de 12% na produção em 2016.
Perspectivas agrícolas 2015-2024
Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado neste ano, as exportações agrícolas do Brasil desempenham um papel importante nos mercados internacionais. A maior parte do arroz produzido no País é consumida pelo mercado interno.
O documento aponta que para os próximos dez anos a produtividade deverá crescer de 1,3% ao ano para quase quatro toneladas por hectare, o que confirma a mudança do Brasil de um importador de arroz para um exportador.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social.