Portal Brasil

Cooperativas do Rio Grande do Sul vendem mais de 15 mil toneladas de arroz orgânico

Ao todo, 1.896 famílias participam da cooperativa, dessas, 522 são produtoras de arroz orgânico e estão distribuídas em 12 municípios do estado


por Portal Brasil


publicado:
14/08/2015 17h36


última modificação:
14/08/2015 17h36

Agricultores familiares do Rio Grande do Sul (RS) estão cada vez mais aderindo a cooperativas para expor suas produções e também vender seus produtos. 

A Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap), produtora de arroz orgânico é um exemplo. A organização já fechou, este ano, 23 contratos com empresas nacionais e do Exterior, que representam 93% das vendas do empreendimento.

Ao todo, 1.896 famílias participam da cooperativa, dessas, 522 são produtoras de arroz orgânico e estão distribuídas em 12 municípios do Rio Grande do Sul (RS).

Mercado externo

Desde a Feira Biofach Alemanha, que ocorreu em fevereiro, a Cootap ganhou visibilidade por sua produção de arroz orgânico. Mais de 15 mil toneladas já foram vendidas, o equivalente a toda a safra de 2015. Somente para Itália, a cooperativa enviou 500 toneladas neste ano e mil toneladas serão enviadas em 2016.

O coordenador de vendas da Cootap, Nelson Luiz Krupinski, destaca as oportunidades e a motivação dos produtores com a participação na edição 2015 da Biofach Alemanha: “Após a feira, fomos procurados por outras empresas e grupos de países como: Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Peru, Uruguai e Argentina. Estamos em fase de negociação”.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), são lembrados por Nelson por darem projeção à cooperativa. “A Cootap é porta-voz do agricultor e da sociedade que quer consumir alimento com qualidade e de baixo custo”.

O Programa de Aquisição de Alimentos promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Histórico

A Cootap foi fundada em 1996 com o objetivo de prestar serviços aos agricultores na compra coletiva de equipamentos e ferramentas. Naquela época não havia restrição no uso de produtos químicos para a produção.

Os produtores do arroz orgânico da Cootap fazem parte do Grupo Gestor do Arroz Orgânico. Criado em 2001, o grupo visa discutir os problemas da produção e trocar experiências entre os agricultores. O grupo produziu cerca de 400 mil sacas de arroz em 2015. A expectativa é um aumento de 12% na produção em 2016.

Perspectivas agrícolas 2015-2024

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado neste ano, as exportações agrícolas do Brasil desempenham um papel importante nos mercados internacionais. A maior parte do arroz produzido no País é consumida pelo mercado interno.

O documento aponta que para os próximos dez anos a produtividade deverá crescer de 1,3% ao ano para quase quatro toneladas por hectare, o que confirma a mudança do Brasil de um importador de arroz para um exportador.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Agrário, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social.