Portal Brasil

Dia Internacional da Mulher tem agenda cultural da Caixa em 4 capitais

Programação da semana inclui homenagem a cinco grandes escritoras brasileiras, exposição de Frida Kahlo e lançamento de livros


publicado:
08/03/2016 11h27


última modificação:
08/03/2016 20h22

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8), a Caixa Cultural promove uma homenagem, no Rio de Janeiro, a cinco escritoras brasileiras consagradas: Clarice Lispector, Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiros e Patrícia Galvão (Pagu).

Em sua quinta edição, o Encontro de cronópios terá seis noites de atividades, a partir desta terça-feira (8), cuja programação prevê a leitura dramatizada de textos em prosa e verso por atrizes, seguida da exibição de filmes baseados na vida e obra das escritoras homenageadas e bate-papo de encerramento.

Entre as debatedoras está a cineasta Suzana Amaral, diretora do aclamado A Hora da Estrela, baseado na obra de Clarice Lispector, que terá uma sessão nesta terça-feira. Para ela, que, além de cinema, é apaixonada por literatura, é preciso que as mulheres sigam conquistando espaço na área cultural.

“Nunca sofri preconceito quanto ao meu trabalho. Sou uma pessoa que batalha pelas coisas e enfrenta qualquer questão. Mas acho que o Brasil precisa colocar a cultura no seu devido patamar e valorizá-la”, diz a paulista de 84 anos, que iniciou a carreira no final dos anos 1960.

Frida Kahlo em exposição

A exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México, feita especialmente para o Brasil, ficará em cartaz em três galerias da Caixa Cultural Rio de Janeiro até o dia 27 de março. São obras da artista e de outras 14 mulheres mexicanas ou radicadas no País. A curadoria é da pesquisadora Teresa Arcq. A exposição é gratuita.

Em Brasília, a Caixa Cultural recebe o lançamento da nova edição dos livros Coletânea Lina Bo Bardi, organizado pelo arquiteto Marcelo Ferraz; e O turista aprendiz, de Mário de Andrade, como parte da programação da mostra Patrimônio imaterial brasileiro – a celebração viva da cultura dos povos.

Recife

A Caixa Cultural Recife, prédio histórico localizado na Praça do Marco Zero, ganhará uma iluminação especial em lilás, cor que representa o movimento pelos direitos das mulheres, para um concerto de câmara da Orquestra Criança Cidadã. A apresentação gratuita começa às 19h30 e será conduzida por um trio (piano, violino e violoncelo) e dois quartetos de cordas (dois violinos, viola e violoncelo).

O repertório incluirá obras dos gênios clássicos Beethoven e Haydn e do bandoneonista argentino, Astor Piazzola. Os grupos de câmara são formações pensadas para ambientes reduzidos, por isso utilizam uma fração dos músicos e intrumentos de uma orquestra sinfônica. Isso exige uma maior interação entre o grupo.

Luzes em Fortaleza

Em Fortaleza, quase 50 luzes irão prover uma iluminação lilás ao jardim da Caixa Cultural durante março. A visitação ao espaço é gratuita, sempre de terça-feira a sábado, das 10h às 19h e, aos domingos, das 10h às 19h.

Tombado pelo patrimônio histórico, o prédio onde já funcionou a Receita Federal e a Alfândega, hoje tem cine teatro com 185 lugares, três galerias de arte, sala de ensaios, salas para oficinas de arte-educação, foyer, livraria e espaço para um café cultural.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa